A primeira formação europeia intitulada “Vabiola: para uma abordagem didática sensível às línguas”, desenvolvida no âmbito do projeto Erasmus+ “VABIOLA: Valorização das Biografias Linguísticas dos Alunos – Percurso Digital”, decorreu na École Académique de la Formation Continue, Académie de Lyon, em França, nos dias 3, 4 e 5 de junho de 2024.

Durante estes três dias intensivos, os participantes tiveram a oportunidade de:

  • Descobrir e aprender a utilizar a aplicação Vabiola
  • Criar as suas primeiras histórias linguísticas
  • (Re)descobrir questões relacionadas com o plurilinguismo, o Portefólio Europeu de Línguas (PEL) e a utilização de ferramentas digitais
  • Elaborar o seu retrato linguístico
  • Analisar histórias pedagógicas
  • Explorar a situação do plurilinguismo nos países parceiros do projeto
  • Participar em muitas outras atividades interativas e formativas

Esta formação destacou-se pela partilha de experiências enriquecedoras entre profissionais de diversos ciclos de ensino, promovendo um ambiente de aprendizagem colaborativa e intercultural.

Uma das formadoras europeias convidadas foi a investigadora Rosa Maria Faneca (CIDTFF, DEP, UA), que proporcionou uma formação especializada aos professores sobre “Plurilinguismo e inclusão da diversidade linguística e cultural na Escola”.

Este evento marcou um passo importante na valorização das biografias linguísticas dos alunos, sublinhando a importância de uma abordagem didática sensível e inclusiva no contexto educativo europeu.

Para saber mais sobre o projeto e a formação Vabiola, visite: http://vabiola.org