Encontra-se disponível em acesso aberto o livro “Educación en ciencias y matemáticas: contextos, desafíos y oportunidades”, número 13 da coleção Cátedra Doctoral, pela Universidad Pedagógica Nacional, que conta com prólogo escrito, a convite, pela investigadora do CIDTFF Isabel P. Martins.
Abstract:
In a post-pandemic context, articulated to the climate crisis and the emergence of war crisis scenarios, with potential implications for food security, loss of democracy and AI surveillance, the call for educational reflection is evident. This should take into account sustainable development, the SDG-2030, global, scientific and environmental citizenship, from approaches such as socio-scientific and environmental issues and the inclusion of ICT and AI in education, among others, which would have the challenge of ensuring a relevant and inclusive education and the promotion of learning opportunities for all in a context of informed and democratic participation. In the emphasis on Science Education of the Interinstitutional Doctorate in Education, at the Universidad Pedagógica Nacional, this educational challenge motivated to propose and develop the “XVII Doctoral Chair in Education and Pedagogy”, which aimed to think about the challenges and opportunities of various training proposals that take into account the problems described. This book is the result of different reflections on the question: is science and mathematics education being thought of in the face of these challenges, which are emergencies that threaten our planet and generate educational challenges at the pedagogical and didactic levels?
Excerto do prólogo:
Educação, conhecimento, formação, qualificação académica, ciência, tecnologia, cultura são termos carregados de conceitos, aos quais todos nós atribuímos significados que, podendo ser diferentes, não nos impedem de comunicar e de confrontar ideias. Refletir sobre o que pensamos e o modo como valorizamos opiniões, nossas e de outros, é algo que nos acompanha e desafia de forma continuada.
Este é um livro escrito por académicos para outros académicos, alguns em formação, pejado de conceitos e saberes provenientes de trabalho científico de várias áreas de conhecimento, cujo interesse se estende para além daqueles e daquelas que foram os destinatários das conferências integrantes da XVII Cátedra Doutoral em Educação, inserida no Doutoramento Interinstitucional em Educação sediado na Universidade Pedagógica Nacional (Colômbia), nesta edição com ênfase na Educação em Ciências. Ao longo deste texto abordaremos, ainda que de forma sumária, como se organizam hoje as universidades para preparar cientistas de diversas áreas, os autores do conhecimento científico produzido e de valor inquestionável para a resolução de muitos problemas, uns já identificados, outros ainda não conhecidos. A comunidade científica vai muito além dos cientistas premiados, nos mais diversos fora, com destaque máximo para os Prémios Nobel.
– – – – –
Referência:
Martins, I. P. (2024). Prologo. In D. L. Parga Lozano, P. N. Zapata Castañeda, R. N. Tuay-Sigua, Educación en ciencias y matemáticas: contextos, desafíos y oportunidades (pp.15-24). Universidad Pedagógica Nacional. http://hdl.handle.net/20.500.12209/19575