Nos dias 24 e 27 de junho e 1 de julho de 2024, Marcelo Kremer e Susana Pinto conduziram a formação internacional “Inglês como Meio de Instrução e Competência Intercultural: Abordagens Pedagógicas”.

Esta iniciativa, realizada no âmbito da Bolsa de Investigação de Pós-Doutoramento de Marcelo Kremer, sob a supervisão de Susana Pinto, foi dirigida a docentes da Universidade de Aveiro e da Universidade Federal do Espírito Santo (Brasil) e ocorreu de forma online.

Com base numa recolha de dados de docentes de ambas as instituições, a formação procurou equipar os participantes com as ferramentas essenciais para promover a competência intercultural nas suas práticas pedagógicas. Durante as três sessões, tivemos como objetivos:

  • Contribuir para a capacitação dos docentes ao nível dos desafios decorrentes da adoção do inglês como língua de instrução e do desenvolvimento da competência intercultural dos estudantes, através da análise e discussão de práticas.
  • Partilhar e discutir estratégias para o desenvolvimento da competência intercultural nas suas práticas de ensino.
  • Promover o trabalho colaborativo e interdisciplinar entre docentes da Universidade de Aveiro (Portugal) e da Universidade Federal do Espírito Santo (Brasil).

Esta formação distinguiu-se pela rica partilha de experiências entre docentes de diferentes países e disciplinas, promovendo um ambiente de reflexão e discussão colaborativa. O feedback dos participantes foi bastante positivo, com muitos a solicitar a criação de um segundo módulo para dar continuidade a esta experiência formativa.