Mário Talaia, investigador CIDTFF, dinamizará o curso de formação para professores e específica “TRS/TAFN – A Tríade da Radiação Solar, da Termodinâmica da Atmosfera e da Física das Nuvens. Uma Contribuição para a Educação para o Risco” a decorrer de 24 a 26 de outubro de 2024 no Jardim-Escola João de Deus de Ponta Delgada.

A presente ação releva para progressão em carreira de Professores dos Grupos 230 (Matemática e Ciências da Natureza), 420 (Geografia), 510 (Física e Química) e 520 (Biologia e Geologia).

Com lotação máxima de participantes de 15 professores, as inscrições encontram-se abertas. A ficha de inscrição (descarregar), ao qual deve juntar o comprovativo de pagamento, deverá ser enviada para riscos@riscos.pt).

ver mais | cartaz | circular

Resumo

Atualmente, o ser humano está dependente da sua intervenção consoante o respeito que mostra ter pela Natureza. Assim, e numa formação de Educação para o Risco a contribuição da formação científica do conhecimento a partir da meteorologia física é o alicerce para se estudarem estratégias de intervenção face a condições atmosféricas agressivas e consideradas como fenómenos extremos.

É importante conhecer os impactos das alterações climáticas através do aquecimento global nos ecossistemas, e a contribuição do conhecimento científico acerca da importância da sustentabilidade do planeta Terra a partir da aplicação da radiação solar, da termodinâmica da atmosfera, da física das nuvens e interpretação de cartas meteorológicas com a utilização de modelo simplificado de aproximação geostrófico.

Nos dias atuais, um professor deve desenvolver uma banda de conhecimento científico em virtude de os alunos procurarem explicações para questões problema diversificadas para compreenderem a sobrevivência e o bem-estar do ser humano. Este curso mostrará ser a formação adequada que despertará uma interpretação física simplificada para explicar os fenómenos que ocorrem na troposfera e que será um marco de uma aprendizagem ativa onde as ideias dos formandos serão valorizadas.

Através da aplicação de um modelo de aprendizagem baseado na resolução de problemas num contexto ciência, tecnologia, sociedade e ambiente a Educação para o Risco será, durante o curso, um vetor sempre presente e ligada à relação do ser humano com o ambiente.