Durante duas semanas, de 7 a 12 e de 14 a 19 de julho de 2024, a Universidade de Aveiro recebeu alunos do 5º ao 12º anos para mais uma edição da Academia de Verão em que puderam experimentar a vida universitária através de visitas, desporto, saídas de campo e experiências. Entre estas incluiram-se várias atividades dinamizadas no Departamento de Educação e Psicologia (DEP) por investigadores do CIDTFF.
O programa científico da responsabilidade do DEP teve o mote de “Expedição pela liberdade!”, e decorreu durante a segunda semana para alunos do 5.º e 6.º anos e do 7.º ao 9.º anos, incluindo as atividades que damos a conhecer:
Encontros com a cidade: em busca de pistas sobre a liberdade em Aveiro
15 julho | 7º -> 9º ano . 16 de julho | 5º -> 6º ano
Se a liberdade fosse uma comida, que comida seria? O que é para ti um símbolo de liberdade? Onde é que mais te sentes livre? Qual é o teu local favorito na tua cidade? Já imaginaste participar numa missão pela liberdade? Os participantes foram convidados a embarcar numa aventura pelas ruas de Aveiro, num percurso em busca de pistas e paisagens para descobrir lugares onde a liberdade pode manifestar-se nas suas mais diversas formas, línguas e culturas. Através de atividades lúdicas, puderam conhecer um pouco mais da cidade e explorar a presença ou a ausência da liberdade nas nossas vidas. Fizeram ainda registos desta experiência e com o intuíto de criar um projeto sobre a liberdade de forma colaborativa e criativa.
Stop motion: Animação em Ação
15 julho | 5º -> 6º ano . 16 de julho | 7º -> 9º ano
Os participantes puderam descobrir e explorar o universo do Stop Motion. Foram desafiados a criar histórias para expressar o que pensam ou querem sobre o tema da liberdade, através de vídeos, numa experiência de autoexpressão e descoberta pessoal. Entusiastas do cinema ou aspirantes a cineasta, que gostassem de tecnologia e fotografia, puderam explorar a técnica do Stop Motion, onde cada quadro conta um fragmento da sua criação. Envolvidos desde a concepção do roteiro até a produção final, cada grupo pode mergulhar no universo do cinema, experimentar cada etapa do processo criativo, e, no final, ter o seu próprio filme para partilhar com quem quisesse.
Ciência Cidadã em Ação: liberdade para desafiar!
15 julho | 5º -> 6º ano . 16 de julho | 7º -> 9º ano
E se fosses desafiado a intervir no sítio onde moras? Como usarias a tua liberdade para pensares em desafios importantes a resolver, e a tua criatividade para criares soluções para esses desafios? Colaborativamente, e com acesso a tecnologia inovadora com sensores que eles prórpios poderiam montar, os participantes foram convidados a resolver desafios, que abriram as portas do mundo da ciência de forma divertida e envolvente, e a despertar os cientistas dentro de si.
Uma viagem criativa plurilingue
15 julho | 5º -> 6º ano . 17 julho | 7º -> 9º ano
Nesta atividade, os participantes puderam descobrir uma técnica narrativa japonesa – KAMISHIBAI – que permite partilhar com outros o que é para eles a liberdade de uma forma bem divertida! Foram convidados a refletir sobre o significado da liberdade e criar uma história colaborativa, e desafiados a descobrir, construir e ilustrar um kamishibai plurilingue coletivo e apresentar a história no butai (mini palco de madeira).
Heróis da Liberdade – Cria a tua própria história!
16 julho | 7º -> 9º ano
Vem soltar a tua criatividade e mergulhar num mundo de aventuras ilimitadas! No nosso workshop de banda desenhada, vamos explorar o tema da liberdade através do desenho. Iremos mergulhar na arte das histórias narrativas gráficas e explorar diferentes formas de desenhar a liberdade. Não precisas de ser um mestre das artes para criar a tua própria banda desenhada!
Arte Livre: Humanidade, Natureza e Bem-Estar
17 julho | 5º -> 6º ano
Os participantes tiveram a oportunidade de se conectar com a liberdade de uma forma única e inspiradora, explorando a arte como expressão da interdependência entre os seres humanos e a natureza numa atividade de descoberta e expressão. Juntos puderam criar obras que refletem a harmonia entre a liberdade e o ambiente natural, entregando-se à liberdade de poder estar e contemplar, sentir e experienciar, encantar e maravilhar, criar e posicionar-se. Através da arte, puderam revelar o nosso papel ativo na construção de um futuro mais sustentável.
Percurso à descoberta da Arte Nova e dos heróis da Liberdade – Equipa EduCITY
17 julho | 7º -> 9º ano
Os alunos do 3º ciclo (cerca de 20 participantes) experimentaram a app EduCITY com o jogo “Aveiro, cidade de Arte Nova e Liberdade”. Através da exploração de diversos pontos de interesse espalhados pela cidade (inseridos no percurso do jogo), os alunos ficaram a conhecer mais sobre a cidade de Aveiro e a sua forte ligação à Arte Nova (respondendo a questões sobre os seus edifícios históricos, como o antigo hospital, o Coreto do Parque Infante D. Pedro, o fontanário das 5 Bicas,…). Além disso, responderam também a questões relacionadas com a liberdade e alguns dos seus símbolos. O jogo iniciou no campus da UA, no painel Voar Mais Alto e terminou junto da estátua de José Estêvão, na Praça da República, proporcionando uma tour pela cidade, de que os alunos muito gostaram!
Liberta o animal que há em ti!
18 julho | 5º -> 6º ano
Nesta oficina os estudantes foram desafiados a associar várias características especiais e criar uma espécie de animal única, divertida e adequada; a ser um designer biológico e dar vida as suas espécies.
Descobrir o Outro, rumo à liberdade!
18 julho | 7º -> 9º ano
Conhecer e respeitar diferentes culturas permite construir pontes de entendimento e promover o diálogo e a liberdade. Os participantes foram convidados a explorar o mundo de línguas e culturas, aprender Koreano, Árabe ou Mandarim. Neste workshop, tiveram a oportunidade de contactar com diferentes línguas e aprender sobre culturas, e descobrir sobre a sua capacidade de aprender e trabalhar com línguas e culturas, à descoberta do Outro, rumo à liberdade.
Dá asas à tua imaginação e liberta os animais!
18 julho | 5º -> 6º ano
Tendo como imaginário um grupo de animais que foi capturado por caçadores furtivos e que precisavam de ajuda para serem libertados no seu habitat, os estudantes participaram numa aventura de resgate dos animais, dando asas à sua imaginação e criatividade para a resolução de um conjunto de desafios. Foram desafiados a construir pontes e estruturas para salvar os animais de armadilhas e dos efeitos da poluição, que precisavam de ser resistentes às simulações de fatores ambientais como chuvas e ventos fortes.
Ao longo desta semana, os grupos de visitantes foram acompanhados por uma equipa de membros do DEP e CIDTFF que incluiu Carolina Batista (projeto EduCITY), Francisco Parrança Silva, João Ferreira-Santos, Liudmila Shafivora, Lúcia Pombo, Luis Dantas, Manuel Santos, Márcia Leardine, Margarida Marques, Rosa Maria Faneca, Valentina Piacentini e Vânia Carlos.
ver vídeo sobre as atividades, no instagram da Universidade de Aveiro