Helena Caçador (CIDTFF), Betina Lopes (CIDTFF), Rafael Galupa & Olga Santos | Práxis Educativa, 19, 1-16

Helena Caçador, investigadora em doutoramento do CIDTFF com afiliação à Cartas com Ciência, em conjunto com Dra. Betina Lopes, Dr. Rafael Galupa e Dra. Olga Santos publicou na revista brasileira Praxis Educativa, volume 19 de 2024.

Resumo

Neste artigo, identifica-se e problematiza-se o contributo que as universidades públicas portuguesas (UPP) têm dado no domínio da capacitação e na área da avaliação de projetos de educação em ciência em âmbito de cooperação para o desenvolvimento, concretamente em Timor-Leste e em São Tomé e Príncipe. Metodologicamente, esta investigação assume-se como qualitativa e quantitativa. Numa primeira fase, realizou-se a análise de conteúdo dos diferentes planos estratégicos das UPP; numa segunda, procedeu-se à análise da produção científica dessas universidades com análise dos respetivos repositórios institucionais. Recorreu-se a uma lista de palavras-chave: avaliação, cooperação, projetos de educação em ciência ou projetos de educação, Timor-Leste e São Tomé e Príncipe, definida de forma estratégica para melhor se compreender qual(ais) o(s) eixo(s) teórico(s) que se apresenta(m), ou não, como área(s) de foco. Com isto, perceberam-se as fragilidades e os pontos fortes que servem de suporte para investigações e acordos de cooperação futuros. Conclui-se de um modo geral que as UPP têm contribuído pouco para o desenvolvimento de investigações na interseção dos eixos teóricos como a avaliação, a cooperação e os projetos de educação em ciência, ainda que a cooperação, no geral, apresenta-se mais expressiva no contexto santomense que no timorense.

Palavras-chave: Avaliação para a cooperação. Projetos de educação em ciência. Universidades públicas portuguesas.

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Referência:
Caçador, H., Lopes, B., Galupa, R., & Santos, O. (2024). Universidades públicas portuguesas enquanto atores de cooperação para o desenvolvimento: mapeamento da avaliação de projetos de Educação em Ciência com Timor-Leste e São Tomé e Príncipe. Práxis Educativa, 19, 1-16. https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.19.22775.081; https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/22775