No dia 16 de abril de 2024, as ferramentas para a equidade no ensino de ciências do projeto YE(P)STEM estiveram em destaque num módulo da disciplina “Didática e Desenvolvimento Curricular da Biologia e Geologia II”.

Mariana R. P. Alves, investigadora do CIDTFF e co-directora da associação sem fins lucrativos Cartas com Ciência, dinamizou o módulo “Equidade na Aprendizagem da Ciência: pistas e ferramentas”, a convite da Professora Betina Lopes.

Durante a aula, a turma teve oportunidade para discutir e explorar diversos conceitos relacionados com a equidade no ensino de ciências e ainda experimentar aplicar a ferramenta “Bússola da Equidade” aos seus projetos de micro-teaching.

No final do ano, algumas pessoas da turma destacaram este módulo como o que mais lhes impactou durante a disciplina.

O projeto YE(P)STEM (https://www.cartascomciencia.org/yepstem) é liderado pela Associação Cartas com Ciência em parceria com o Centro de Investigação em Didática e Tecnologia na Formação de Formadores (CIDTFF) da Universidade de Aveiro (Portugal), o YESTEM, a Biblioteca Nacional de São Tomé e Príncipe  e o apoio da Biochemical Society (Reino Unido) e da Ciência Viva (Portugal). 

Este projeto visa alargar o acesso a ferramentas de práticas equitativas em aprendizagem STEM (Science, Technology, Engineering and Mathematics; Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática, em português) para as comunidades de língua portuguesa, com base no projeto britânico-estadunidense YESTEM (www.yestem.org) e adaptando-o às necessidades específicas dessas comunidades e contextos através de oficinas de co-criação. 

O projeto de pós-doutoramento da investigadora Mariana R.P. Alves está integrado no Grupo de Investigação em Políticas, Avaliação e Qualidade e no EDUCA_Lab – Políticas, Avaliação e Supervisão do CIDTFF, bem como na parceria CIDTFF-Cartas com Ciência (www.cartascomciencia.org), que inclui diversas atividades coordenadas pelas investigadoras do CIDTFF, Ana Raquel Simões, Betina Lopes e Susana Ambrósio, envolvendo mais de uma dezena investigadores do Centro, nomeadamente o projeto de doutoramento da investigadora Helena Caçador (CIDTFF, DEP, UA).