Angélica Oliveira Veríssimo da Silva (CIDTFF), Cristina Maria Correia Barroso Pinto & Rui Marques Vieira (CIDTFF) | Revista Latino-Americana de Enfermagem, 32, e4371
Resumo:
Objetivo: mapear a literatura científica sobre a utilização dos dispositivos móveis para o desenvolvimento das competências profissionais dos estudantes de enfermagem.
Método: tratou-se de uma revisão de escopo guiada pelas recomendações do JBI. Foram incluídas seis bases de dados e a literatura cinzenta. A seleção dos estudos foi realizada através de avaliação individual e em pares. Os dados foram extraídos com base em um roteiro elaborado e apresentados de forma descritiva, tabular e gráfica.
Resultados: foram identificados 264 estudos, dos quais 13 compuseram o corpus d e análise. Os estudos foram realizados principalmente no continente asiático. As intervenções variaram de 1 a 12 semanas, com predomínio da utilização de Apps . Já as competências abordadas foram principalmente as capacidades clínicas, técnicas e procedimentos inerentes à prática de enfermagem, seguidas pela tomada de decisão e resolução de problemas.
Conclusão: os estudos analisados não apenas revelaram as potencialidades dos dispositivos móveis no contexto formativo, mas também destacaram a sua contribuição para o aprimoramento das capacidades clínicas, uma vez que oferecem subsídios para uma abordagem mais dinâmica e eficaz no processo de aprendizagem. A lacuna no conhecimento afigura-se na possibilidade ainda não explorada de integração de diferentes competências profissionais através de uma única ferramenta educativa digital.
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Referência:
Silva, A. O. V., Pinto, C. M. C. B., & Vieira, -R. M. (2024). Dispositivos móveis para o desenvolvimento das competências profissionais dos estudantes de enfermagem: revisão de escopo [Mobile devices for developing nursing students’ professional skills: scoping review]. Revista Latino-Americana de Enfermagem, 32, e4371. https://doi.org/10.1590/1518-8345.7383.4371