O EduCITY, projeto que envolve as Unidades de Investigação da Universidade de Aveiro (CIDTFF, CESAM, IEETA e DIGIMedia), e coordenado por Lúcia Pombo (CIDTFF/DEP), é vencedor do 1º Prémio na categoria Inovação para Cidades Criativas para o Prémio INOVA+, após mais de dois meses de votação pelo público.
O Prémio INOVA + conta com o Alto Patrocínio do Presidente da República e pretende distinguir soluções que respondem a desafios societais com impacto nos territórios e se enquadram no conceito S+T+ARTS (Ciência, Tecnologia e Artes). O Prémio será atribuído em evento privado no dia 25 do corrente mês no Four Points by Sheraton, em Matosinhos.
A equipa EduCITY desenvolveu uma plataforma aberta que permite a criação de jogos móveis e de conteúdos em realidade aumentada por utilizadores sem competências de programação, podendo ser utilizada na cidade de Aveiro, mas também em qualquer cidade do mundo. A app que agrega esses jogos educativos pode ser explorada em passeios por qualquer cidade, recorrendo a estratégias de “aprender fazendo”, na qual os jogos interdisciplinares em realidade aumentada permitem a consciencialização ambiental na cidade, onde os cidadãos são “cientistas ativos” e agentes de mudanças sustentáveis, numa lógica de ciência cidadã.
O EduCITY decorre do sucesso alcançado com o projeto EduPARK, reconhecido em 2018 com o prestigiante prémio Team Award for Innovation in Teaching & Learning do Consórcio Europeu de Universidades Inovadoras (ECIU), visando contribuir para a sustentabilidade da cidade de Aveiro, criando um ambiente inteligente de aprendizagem que pode ser explorado em qualquer lugar do mundo.