O Projeto EduPARK é o vencedor do prestigiado prémio do European Consortium of Innovative Universities (ECIU) – Team Award for Innovation in Teaching and Learning. Lúcia Pombo, coordenadora do EduPARK, e Margarida M. Marques, bolseira de investigação do Projeto, irão no dia 14 de novembro a Hamburgo, Alemanha, receber o prémio durante uma reunião do Conselho de Administração do ECIU.

A candidatura foi apresentada pela Universidade de Aveiro após, em maio deste ano, ter sido  selecionada pela Reitoria para representar a instituição no Team Award. A notícia pode ser revisitada aqui.

Após análise de todas as candidaturas, o júri do Team Award selecionou a candidatura do EduPARK como vencedora, tendo justificado a sua decisão nos seguintes argumentos:

– A equipa é constituída por vários peritos de diferentes disciplinas que trabalham em conjunto neste projeto, sendo multidisciplinar;

– A integração de Realidade Aumentada numa tecnologia do dia-a-dia, como o smartphone, é uma ideia muito inovadora;

– O projeto é um bom exemplo de como um objeto do quotidiano também pode ser usado como ferramenta educativa;

– O projeto constitui um excelente exemplo do que a ECIU pretende alcançar: desafiar o pensamento convencional acerca da educação.

Team Award for Innovation in Teaching and Learning tem como objetivo promover, celebrar e divulgar projetos inovadores no ensino e aprendizagem desenvolvidos por grupos e/ou equipas interdisciplinares. O prémio, no valor de 2500 euros, é uma iniciativa dos membros do ECIU, que partilham um compromisso com a prática educacional de alta qualidade e desejam premiar e dar visibilidade a práticas exemplares que demonstram a inovação e que procuram a excelência pedagógica.

Recentemente, na página 4 da edição de 5 de novembro do Diário de Aveiro, foi publicada a notícia “Projecto EduPARK vence prémio europeu”, aumentando a visibilidade do projeto e aplicação perante a comunidade geral.