Lúcia Pombo, Investigadora Auxiliar do CIDTFF – Departamento de Educação e Psicologia da Universidade de Aveiro, foi distinguida com uma Menção Honrosa no âmbito do Prémio Investigador UA 2020. O anúncio foi feito no âmbito da Cerimónia Comemorativa do 47º aniversário da universidade, realizada no dia 15 de dezembro de 2020, e transmitida em streaming através do canal no YouTube da UA.

O Prémio Investigador da Universidade de Aveiro tem como objetivo relevar o trabalho realizado na área de investigação que se realiza na Universidade e reconhecer, anualmente, o mérito do Investigador ou Equipa de Investigação cujo trabalho se tenha destacado, a nível nacional e ou internacional. Para além de um prémio no valor de dez mil euros para o investigador ou equipa vencedora, o Prémio prevê ainda a atribuição de uma menção honrosa por cada uma das grandes áreas de investigação da Universidade (Artes e Humanidades, Ciências, Ciências Sociais e Engenharia), com um valor monetário de mil e quinhentos euros.

A menção honrosa veio reconhecer o trabalho desenvolvido pela investigadora do CIDTFF, nomeadamente no que diz respeito: a) Angariação de financiamento para as atividades de investigação científica — 35 %; b) Produção de publicações científicas, produtos e ou processos — 65 %. Na área da Didática das Ciências, foi reconhecido particularmente o projeto que coordenou EduPARKMobile Learning, Realidade Aumentada e Geocaching na Educação em Ciências, vencedor da edição 2018 do Prémio Europeu ECIU – Team Award for Innovation in Teaching and Learning.

Lúcia Pombo é membro do Grupo de Investigação “Ciência, Tecnologia e Inovação” do CIDTFF e do LCD – Laboratório de Conteúdos Digitais. É, também, membro da Comissão Coordenadora do CIDTFF desde julho de 2016.