Rosana Muniz de Medeiros, Francislê Neri de Souza (CIDTFF) & Rui Marques Vieira (CIDTFF) | DOXA: Revista Brasileira de Psicologia e Educação, 25, e024009

Resumo

Este estudo tem como objetivo divulgar boas práticas e promover uma reflexão crítica docente, por meio de uma atividade prática desenvolvida no contexto de um curso de formação on-line sobre Pensamento Crítico (PC). A atividade baseia-se em duas situações de observação: uma aula sem promoção explícita do PC e uma aula com estímulo intencional e explícito ao desenvolvimento do PC. O estudo fundamenta-se nos pressupostos teóricos de Ennis (1996) e em pesquisas recentes na área. Do ponto de vista metodológico, a pesquisa enquadra-se no modelo qualitativa para análise de conteúdo, sendo essa “um dos procedimentos clássicos de análise do material escrito, independente da sua origem” (Flick; Parreira, 2005, p. 193). A questão de investigação central é: quais boas práticas de ensino e aprendizagem podem ser identificadas nas narrativas dos docentes? Os resultados obtidos indicam positivamente a presença de boas práticas tanto por parte dos alunos quanto dos professores observados. As conclusões, derivadas das categorias de análise, sugerem que, após uma formação teórica e prática em metodologia ativa voltada para o desenvolvimento do PC, os participantes são capazes de demonstrar, em suas narrativas, competências de um pensador crítico.

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Referência:
Medeiros, R. M., Neri de Souza, F, & Vieira, R. M. (2024). Pensamento Crítico e Narrativas Docentes: Reflexão de uma prática formativa online. DOXA: Revista Brasileira de Psicologia e Educação, 25, e024009. https://doi.org/10.30715/doxa.v25i00.17569