A investigadora Patrícia Fernanda da Silva, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), está de visita ao Departamento de Educação e Psicologia da Universidade de Aveiro. Durante os meses de outubro, novembro e dezembro de 2024, onde irá desenvolver trabalho de investigação focado no uso do Scratch e na incorporação de Tecnologias Digitais Emergentes no Ensino da Matemática. Este trabalho será realizado em colaboração com a investigadora Vanda Santos, do Centro de Investigação em Didática e Tecnologia na Formação de Formadores (CIDTFF, DEP, UA).
Além do trabalho de investigação, a professora visitante irá desenvolver atividades práticas em sala de aula, nas UC’s e Didáctica da Matemática no Primeiros Anos, Didáctica e Desenvolvimento Curricular da Matemática A e Didáctica da Matemática no Ensino Básico, sobre o tema “O uso do Scratch no contexto escolar”.
Patrícia Fernanda da Silva é licenciada em Ciências Exatas com habilitação integrada em Matemática, Física e Química pelo Centro Universitário Univates (2010); Mestre em Ensino de Ciências Exatas (2013); Doutoramento em Tecnologia da Informação na Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2017) e Pós-Doutoramento pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2021).
Trabalhou como professora de Educação Básica em escolas públicas e privadas durante 7 anos. Ministrou formação pedagógica nas áreas STEAM para centenas de professores da Educação Básica de escolas públicas de diversos estados do Brasil. Atualmente é professora Adjunta com Dedicação Exclusiva do Departamento de Estudos Especializados da Faculdade de Educação (Faced) e professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Informática na Educação (PPGIE) do Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação (CINTED) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
Desenvolve pesquisas e coordena projetos sobre a eficácia do uso de ambientes virtuais, laboratórios reais e virtuais para adolescentes nas disciplinas de Ciências e Matemática utilizando linguagem de programação visual por blocos Scratch. Atua na promoção da formação pedagógica no Programa de Atividades de Aperfeiçoamento Pedagógico da Escola de Desenvolvimento de Servidores da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Orientou 6 trabalhos de especialização em Inovação Tecnológica e teses de doutoramento. Publicou 19 artigos em periódicos, 22 artigos em anais de conferências, 1 livro e 18 capítulos de livros.
Esta será a segunda visita da investigadora à Universidade de Aveiro, tendo a primeira decorrido durante a primeira semana de março de 2024, no âmbito de uma missão de curta duração com apoio do CAPES e da Reitoria da Universidade do Brasil.
A atual visita ocorre através de uma bolsa concedida pela Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) através do Edital PRINT/UFRGS, por meio de seleção interna para bolsa de Professor Visitante no Exterior (PVE) para o ano de 2024, o qual foi direcionado aos Programas de Pós-Graduação (PPG) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, Brasil.
O Programa de Professor Visitante no Exterior visa oferecer bolsas no exterior para a realização de estudos avançados após o doutorado, e tem como público-alvo docentes doutores, exclusivamente pertencentes aos quadros ativos da UFRGS e que estejam credenciados como permanentes nos Programas de Pós-Graduação.
O objetivo desta missão internacional é incentivar a criação de parcerias, consolidação de redes de pesquisas internacionais, estabelecimento e manutenção do intercâmbio científico, ampliar o nível de colaboração e de publicações conjuntas entre investigadores e o acesso de investigadoresda Pós-Graduação da UFRGS a centros internacionais de excelência e promover o melhoramento dos docentes e investigadores vinculados aos Programas de Pós-Graduação da UFRGS.
Parabéns Patrícia!
Resultado do seu esforço e reconhecimento pelo excelente trabalho que realiza.