Marta Almeida, Estela Costa & Ana Sofia Pinho (CIDTFF) | Supervisão, Liderança e Inclusão, pp. 313-320
Resumo
“O texto resulta de uma análise meta-avaliativa ao estudo de avaliação externa que realizámos ao projeto piloto “Ensino bilingue precoce no 1º Ciclo do Ensino Básico (EBP)”, implementado pelo Ministério da Educação, desde 2011/2012, através da Direção-Geral da Educação (DGE). Constituindo uma leitura crítica do dispositivo de avaliação por nós concretizado, o texto dá conta da análise desse dispositivo, tendo por base as nossas reflexões enquanto equipa de avaliação externa, os documentos finais produzidos, as reuniões realizadas com a DGE e as entrevistas semiestruturadas efetuadas com as lideranças de topo e intermédias dos seis Agrupamentos de Escolas participantes. Enquanto exercício de meta-avaliação, a análise permitiu-nos analisar criticamente o dispositivo de avaliação externa e problematizar as opções e decisões teórico-metodológicas adotadas. As conclusões evidenciam as potencialidades e constrangimentos associados à avaliação da conceptualização, implementação e gestão de projetos quer ao nível da aferição das aprendizagens dos alunos, quer quanto à triangulação de técnicas e fontes de informação utilizadas. Em última análise a análise meta-avaliativa fez emergir cuidados a ter na avaliação de projetos, associados à vantagem da existência de políticas de avaliação holísticas e integradas, que conciliem mecanismos de diagnóstico, monitorização e de avaliação interna e externa.”