Decorreu, entre 27 e 29 de novembro de 2024, o bootcamp do projeto Erasmus + OPENUS4ALL na Fábrica, Centro de Ciência Viva em Aveiro, com participação de membros do CIDTFF, membros da Fábrica, professores de Alicante e professores do Agrupamento de Escolas Dr. Mário Sacramento.
No dia 27 de novembro, da parte da manhã, o programa envolveu intervenções de vários membros do CIDTFF e/ou DEP, Teresa Neto, Cecília Guerra, Vanda Santos e Joaquim Pinto, explorando aspetos relativos à concetualização relativa a abordagem STEAM (Science, Technology, Engineering, Arts and Mathematics) e Universal Design for Learning (UDL). A parte da tarde foi dedicada a explorar o conceito de Open School por Lúcia Pombo e Margarida M. Marques, que apresentaram o projeto EduCITY como um exemplo, onde os participantes tiveram oportunidade de explorar dois jogos Demo, que integram vários tipos de realidade aumentada, e colocaram as “mãos na massa” na plataforma, experimentando criar jogos para a cidade de Alicante.
Após experimentação da app e da plataforma EduCITY, os participantes do bootcamp destacaram que estas constituem ferramentas abertas de base digital, que reconhecem como úteis no contexto do projeto Erasmus+. Assim, propôs-se usar a app e plataforma EduCITY para desenvolver jogos móveis com realidade aumentada em cada um dos países parceiros – Espanha, Portugal, Grécia e Turquia – que se constituirão como produtos finais dos projetos STEAM promovidos pelo OPENUS4ALL, promovendo a articulação entre os dois projetos.
A manhã do dia 28 de novembro foi dedicada à visita guiada à Fábrica e à apresentação da metodologia e plataforma OPENUS4ALL pela coordenadora do projeto, Maria Del Carmen Perea Marco da Universidad Miguel Hernandez de Elche (Espanha). De tarde decorreram os workshops “Nutrição e saúde” e “Vamos cuidar dos nossos mares”.
O dia 29 de novembro foi organizado pela equipa da Fábrica, tendo sido dedicado à problemática dos plásticos no contexto da sustentabilidade ambiental. Neste âmbito foram organizados três workshops de Educação STEAM, onde se desenvolveram metodologias e protótipos para abordar este tema.
Seleção de fotografias do bootcamp disponíveis aqui.