6 fevereiro, 2025 | 14h30 | Sala de Atos Académicos, Edifício Central e da Reitoria, Universidade de Aveiro

Realizam-se no dia 6 de fevereiro de 2025, pelas 14h30, na Sala de Atos Académicos, Edifício Central e da Reitoria, Universidade de Aveiro, as provas do Programa Doutoral em Educação – Diversidade e Educação Inclusiva de Maria Carolina Lúgaro Izuibejeres, com o título “Multiliteracias em Estudantes Surdos de Ensino Médio: Contributos de um Programa de Intercompreensão em Línguas”.

Carolina Lúgaro é orientada por Maria Helena Araújo e Sá (CIDTFF, DEP, UA) & Ana Isabel Silva (Instituto Politécnico de Viseu).

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Resumo:

Assente numa perspectiva de educação para todos e em princípios de inclusão e equidade, esta investigação está ancorada numa abordagem de Intercompreensão em Línguas (IC) como promotora do plurilinguismo e da interculturalidade. Seu objetivo geral foi conceber, implementar e avaliar os efeitos de um Programa de Intercompreensão em Línguas (PIL) no desenvolvimento das multiliteracias de estudantes surdos por meio de um programa de leitura plurilíngue implementado em três contextos de Portugal e Brasil, com um total de 9 estudantes. Os resultados indicam que o PIL contribuiu para que os estudantes se abrissem a línguas e culturas menos próximas, alargando o seu conhecimento geral, das línguas e sobre as línguas, além de favorecer um contexto de interação e interrelação linguística, no qual os estudantes surdos mobilizaram, combinaram e alargaram os seus repertórios plurilíngues e multimodais, que lhes permitiu desenvolver, ao mesmo tempo, literacias na língua gestual, em português e nas línguas dos textos. Num sentido mais amplo, o PIL contribuiu para uma formação ancorada na reflexão e (auto)monitoramento sobre o que se aprende e a maneira como se aprende, favorecendo uma formação ao longo da vida.