11 dezembro, 2024 | 16h30 | Evento híbrido (5.3.27, DEP, UA & online)

Carolina Vianna e Paulo Feytor Pinto dinamizam o próximo Seminário de Discussão Científica do Laboratório de Educação em Línguas (LabELing) do CIDTFF (DEP, UA), intitulado “Variação linguística no ensino de Português: Documentos oficiais, manuais e formação docente”.

Este seminário do LabELing decorrerá no dia 11 de dezembro de 2024, pelas 16h30min, em formato híbrido. A sessão está aberta a todos os interessados, presencialmente na sala 5.3.27 do Departamento de Educação e Psicologia da Universidade de Aveiro, ou online, via zoom-colibri (https://videoconf-colibri.zoom.us/j/99568621747).

Sobre os convidados:

Carolina Assis Dias Vianna encontra-se em estágio de pós-doutoramento na UA, supervisionada por Maria Helena Araújo e Sá (CIDTFF, DEP, UA). É doutora e mestra em Linguística Aplicada e graduada em Letras – Português pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Atualmente é coordenadora escolar e autora de manuais de Português no Brasil.

Paulo Feytor Pinto é professor de Português, investigador do Centro de Estudos de Linguística Geral e Aplicada (CELGA-ILTEC), da Universidade de Coimbra. Mestre em Relações Interculturais e doutor em Política de Língua. Atualmente presidente da Associação de Professores para a Educação Intercultural (APEDI) e professor auxiliar convidado da Universidade Aberta.

Resumo da comunicação:

O atual debate sobre a crescente presença de alunos imigrantes nas escolas portuguesas leva a discussões variadas sobre formação e prática docente. Considerando-se que grande parte desses alunos vem de países lusófonos, a questão da variação linguística sobressai especificamente no contexto da aula de Português, uma vez que se põe em discussão o ensino da norma-padrão europeia nas escolas de Portugal. Estão diretamente relacionados ao fazer dos professores de língua materna os documentos oficiais que regem o ensino de Português na escola básica, assim como os manuais didáticos utilizados nas escolas. Para a presente sessão, propomos avaliar como a variação linguística é tratada em alguns desses documentos oficiais e a apresentar uma análise das conceções sobre variedades linguísticas nos manuais do 7º ano, dado que é neste ano que o trabalho com variação linguística de natureza geográfica é recomendado de forma explícita pelas Aprendizagens Essenciais.