Davys Espíndola Moreno, investigador do CIDTFF, na sequência de um projeto com a Liga Portuguesa Contra o Cancro, trabalha como musicoterapeuta e ensina música aos utentes do Hospital Pediátrico (HP) de Coimbra.

No passado dia 18 de dezembro de 2024, decorreram no HP várias atividades de Natal no HP, incluindo um concerto dinamizado pelo investigador e utentes do HP, revelando o “potencial que a música tem na inclusão e interligação com o meio, ou na cultura que proporciona”.

No Diário de Coimbra de 19 de dezembro de 2024:

No HP na sequência de um projeto apresentado com a Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC), Davys Moreno ensina música aos utentes, e não só, “através do brincar”, levando-os a “desligar da doença”. O objetivo, diz, é melhorar a qualidade de vida. Quando os utentes “tiverem alta e lhes perguntarem o que estiveram a fazer no hospital, espero que digam: estive a aprender violino, ou música”, ilustrou o musicoterapeuta, ao realçar a importância de outras artes, como a pintura, por exemplo, no desenvolvimento cultural. Em pouco tempo já teve uns 50 aprendizes, “todos querem participar”.

entrevista ao Notícias de Coimbra | direto do concerto com utentes do Hospital Pediátrico