5 fevereiro, 2025 | 14h30 | Sala do Senado, Edifício Central e da Reitoria, Universidade de Aveiro
Realizam-se no dia 5 de fevereiro de 2025, pelas 14h30, na Sala do Senado, Edifício Central e da Reitoria, Universidade de Aveiro, as provas do Programa Doutoral em Multimédia em Educação de Marina Andreia Gomes Pereira, com o título “Ambientes Colaborativos Transmedia na Promoção da Motivação e da Autonomia dos Estudantes Em Situação de Aprendizagens Matemáticas”.
Marina Pereira é orientada por Luís Francisco Mendes Gabriel Pedro (Departamento de Comunicação e Arte, Membro da Comissão Científica do Programa Doutoral em Multimédia em Educação e Membro da Comissão executiva (pelouro – ensino)).
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Resumo:
A Educação assume um papel importante na formação de todos os estudantes. Nesse sentido, professores e estudantes atuam de forma distinta na construção do conhecimento, valorizando-se práticas educativas centradas no estudante. Nos Cursos de Educação e Formação acrescem desafios que requerem ação imediata por serem constituídos por estudantes que, muitas vezes, apresentam elevado risco de abandono e insucesso escolar. É fator comum nestes jovens apresentarem vários níveis de retenção ao longo do seu percurso escolar e índices muito baixos de motivação escolar e de autonomia no processo de construção do conhecimento. Atendendo ao enquadramento anterior e face ao contexto educativo específico da professora investigadora, constatando as evidências científicas com as práticas pedagógicas em curso, desenhou-se a presente investigação. O projeto desenvolveu-se nas aulas de matemática com o propósito de construir conhecimento matemático e elevar os níveis de motivação escolar e de autonomia na aprendizagem dos estudantes. A tecnologia digital surge, neste processo, com base no pressuposto de que as abordagens transmedia em ambientes colaborativos podem contribuir para enfrentar ou minimizar os problemas detetados numa turma CEF, constituída por dezasseis estudantes. Nesse sentido, inspirada na pedagogia Fénix, utilizaram-se estratégias pedagógicas diferenciadas: orquestração tendo como base a aprendizagem colaborativa assistida por computador, a metodologia de ensino por pesquisa e a avaliação formativa. Este estudo adotou a metodologia de investigação-ação, dentro do paradigma sociocrítico, ao longo de dois ciclos de implementação: “A casa assaltada” e “Nova decoração escolar”, respetivamente. Na recolha, análise e tratamento dos dados foram aplicados métodos qualitativos e quantitativos, usando-se diferentes instrumentos: Inquérito por Questionário: Escala de Autonomia na Aprendizagem, Inquérito por Questionário: Escala de Motivação para a Aprendizagem Escolar, Trabalhos/tarefas realizados pelos Estudantes, Observação participante – Grelha de Observação, Questionário a professores, Entrevista e Testagem: Pós-teste de Conhecimentos. A triangulação dos dados através de uma análise estatística e de conteúdo permitiram concluir que, no primeiro ciclo de implementação, o trabalho colaborativo aumentou os conhecimentos dos estudantes, no entanto a motivação e a autonomia apenas se constataram em momentos pontuais. Relativamente ao segundo ciclo de implementação os resultados apontam para diferenças estatisticamente significativas ao nível da aprendizagem, da motivação e da autonomia dos estudantes.
Palavras-chave: autonomia na aprendizagem, motivação escolar, trabalho colaborativo, transmedia.