Mariana Caramelo Duarte & Rui Neves (CIDTFF) | Lecturas: Educación Física y Deportes, 29(320), pp. 159-175
Resumo:
O presente estudo foi centrado nas relações entre o desempenho motor das crianças de 1.º Ciclo do Ensino Básico (1º CEB), os seus hábitos de estilos de vida e a influência do contexto familiar e escolar. Teve como objetivo principal caracterizar formas de promoção de estilos de vida mais ativos nos alunos do 1º CEB em contexto escolar e familiar, em função de um programa com várias atividades. O estudo envolveu como grupo de participantes 19 alunos do 2º ano e as respetivas famílias de uma Escola Básica do 1º Ciclo da região de Aveiro. Neste âmbito foram realizadas atividades com o objetivo de desenvolver competências motoras ligadas com a promoção de estilos de vida mais ativos em contexto familiar. Com uma abordagem quali-quântica, foram realizadas medições e pesagens dos alunos, bem como estes elaboraram um diário de bordo (registos descritivos de atividades, opiniões, desenhos, notas individuais) ao longo do programa. Os dados recolhidos foram analisados em termos de conteúdo, numa base interpretativa e holística. Destacaram-se a importância da escola e da família na promoção de estilos de vida mais ativos. Os resultados evidenciaram que a família e a escola podem influenciar o comportamento das crianças em relação a estilos de vida ativos, salientando-se a evolução das opções de lanches, e o gosto em participar nas diversas atividades físicas e desportivas envolvendo a família.
Palavras-chave: Educação Física. Desenvolvimento motor; Estilos de vida ativos; Influência da família; Influência da escola; Diários de bordo.
– – – – –
Referência:
Duarte, M. C., & Neves, R. (2025). Estilos de vida ativos em crianças do 1º CEB. O papel da escola e da família. Lecturas: Educación Física y Deportes, 29(320), 159-175. https://doi.org/10.46642/efd.v29i320.7384