10 fevereiro, 2025 | 14h30 | Sala de Atos Académicos, Edifício Central e da Reitoria, Universidade de Aveiro
Realizam-se no dia 10 de fevereiro de 2025, pelas 14h30, na Sala de Atos Académicos, Edifício Central e da Reitoria, Universidade de Aveiro, as provas do Programa Doutoral em Multimédia em Educação de Ricardo Jorge de Oliveira Carvalho, com o título “Adoção de ambientes Web imersivos em educação: Perspectivas dos educadores e implicações práticas”.
Ricardo Carvalho é orientado por Carlos Santos (Professor Auxiliar do Departamento de Comunicação e Arte, Universidade de Aveiro) e Fernando Ramos (Professor Catedrático Convidado do Derpartamento de Comunicação e Arte, Universidade de Aveiro).
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Resumo:
Os Ambientes Web Imersivos (IWE-Immersive Web Environments), potenciados pela tecnologia WebXR, representam uma inovação com potencial significativo no campo da educação, dado permitirem disponibilizar experiências interativas e imersivas diretamente acessíveis através de navegadores web. Este estudo visa explorar as perceções de professores do ensino primário e secundário relativamente ao impacto destes ambientes nas suas práticas pedagógicas. A investigação combina uma revisão sistemática da literatura com o desenvolvimento e implementação de workshops para professores, seguida por uma análise aprofundada dos dados recolhidos através de métodos qualitativos e quantitativos. Os resultados revelam que os professores consideram os IWE uma ferramenta eficaz para aumentar o envolvimento e a motivação dos alunos, permitindo a simulação de cenários reais e a realização de atividades colaborativas em ambientes digitais imersivos. Contudo, os desafios técnicos, como a necessidade de infraestruturas adequadas e o domínio das ferramentas tecnológicas, juntamente com barreiras pedagógicas, como a adaptação dos métodos de ensino tradicionais, são considerados obstáculos significativos à adoção plena destes ambientes. A análise sugere que, para maximizar o potencial dos IWE, é imperativo investir na formação contínua dos professores e no desenvolvimento de práticas pedagógicas que integrem eficazmente estas tecnologias. Além disso, o estudo aponta para a necessidade de futuras investigações que explorem soluções para as barreiras identificadas, bem como para o impacto a longo prazo dos IWE nos resultados de aprendizagem. Este trabalho contribui para a crescente literatura especializada sobre a utilização de tecnologias imersivas em educação, apresentando diversos contributos teóricos e práticos úteis para a implementação de IWE em diversos contextos educativos, tendo como objetivo melhorar a experiência de aprendizagem dos alunos e contribuir para a qualidade do ensino.