A segunda edição do Fórum de IA no Espaço Educacional (FIAED) é uma oportunidade única para os líderes da educação digital, decisores políticos, investigadores e profissionais se reunirem e discutirem o futuro da IA ​​na Educação. Este evento terá lugar no dia 7 de maio de 2025, na Universidade de Aveiro (Portugal).

A inovação e a utilização eficaz das tecnologias de IA são fatores importantes para a agilidade humana e empresarial. A área da educação não é exceção. Por isso, esclarecer a relação entre Educação e Inteligência Artificial é relevante. A possibilidade de utilizar tecnologias conhecidas de Inteligência Artificial, ou adaptações combinadas das mesmas, para auxiliar a produção da ideia, ajudar a produzir combinações pedagógicas, obter respostas inesperadas, originais, valiosas e satisfatórias dirigidas a um contexto escolar, e assim conduzir à inovação na Educação e a forma como são utilizados é um desafio.

Apesar dos progressos significativos nos últimos anos, a exploração da IA ​​mantém-se numa fase inicial. À luz disto e da ausência de um fórum ou reunião dedicada, o Fórum de IA no Espaço Educacional é uma iniciativa oportuna e relevante. Oferece um espaço dedicado à troca de experiências e à discussão de avanços e resultados de investigação neste campo, marcando um avanço significativo no desenvolvimento da IA ​​na Educação.

Este fórum é uma plataforma que reúne contributos que visam avançar no desenvolvimento de novos sistemas de IA em contexto educativo. Congratulamo-nos, também, com as discussões sobre métodos e ferramentas para processos educativos mais eficientes e automatizados, fazendo deste evento um fórum crucial para o futuro da Educação.

Inscrições até ao dia 30 de abril: https://forms.ua.pt/index.php?r=survey/index&sid=473276&lang=pt

Agenda

HorárioAtividadeInformaçãoSala
09:00 – 09:30Receção 
9h30 – 10h00Abertura*Diretor DEP
Coordenadora CIDTFF
Coordenador FIAED
5.3.27
online
10h00 – 11h00Conference: From tool to necessityFrom tool to necessity: Will not having AI in the loop be considered educational negligence in 2025?

Pauldy Otermans, Otermans Institute – UK
Dev Aditya, Otermans Institute – UK

Moderadora: Madalena Teixeira
5.3.27
online
11h00 – 11h30Pausa
11h30 – 13h00Sessões de Demonstração1) Ferramentas de IA: Demonstração Prática para Ensino Superior (PT)
Filipe Bento – Universidade de Aveiro | Portugal

2) Explorando o uso do ChatGPT na pesquisa qualitativa (PT)
Angelita Jaeger – Universidade Federal de Santa Maria | Brasil

3) AI-powered mentoring for PhD students: practices for professional developmen (EN)
Zsófia Hangyál  – Eötvös Loránd University | Hungary

Moderador: Pablo Burneo
5.3.27
online
13h00 – 14h30Pausa para almoço
14h30 – 15h15Conference: AIEDUC
Comunidade IA na Educação
Inteligência Humana e Inteligência Artificial: o que estamos a fazer e para onde vamos
António Pedro Costa – Universidade de Aveiro | Portugal
5.3.27
online
15h15 – 15h30Pausa
15h30 – 17h30Workshops (em paralelo)1) O ChatGPT como catalisador do Pensamento Crítico e Criativo (PT)
Rosa Sandra Paiva

2) AILIT – IA e ensino da escrita AILIT – IA e ensino da escrita (PT)
Madalena Teixeira e Mariana Martins

3) De Perguntas a Soluções: Explorando Competências em GenAI (PT)
Pablo Burneo e Yakamuri Lira

4) Playing catch-up with LLMs is futile (EN)
Dev Aditya
5.2.62
5.3.23 
17h30 – 18h00EncerramentoMadalena Teixeira e António Pedro Costa5.3.27
online

* As palestras e as sessões de demonstração serão transmitidas virtualmente. Workshops serão apenas presencial.

Dinamizadores

Palestra 1. (presencial e online)
Hora: 10h00 – 11h00
Título: From tool to necessity: Will not having AI in the loop be considered educational negligence in 2025?

Resumo/Descrição Curta: This talk delves into the growing importance of AI in education and its potential to revolutionise how we teach and learn. In 2025, will schools that don’t integrate AI be considered negligent? Will universities who restrict AI use be limiting student employability? And is AI in education transitioning beyond LLMs? Join us to explore the future of education and the critical role AI will play in shaping it and the future of our students.

Pauldy Otermans is a female tech leader in the UK. She is a neuroscientist and psychologist by academic background and a female leader of AI technology. She was awarded as the inspirational womxn in the Tech Industry by Hustle Awards, was named one of the ‘22 most influential women in the UK of 2022’ by Start-Up Magazine UK, and has also been awarded by the UK Prime Minister in the UK in 2021, and globally for her work. Pauldy helped build the first digital human teachers powered by AI in 2021 called OIAI. Her language models are now also used to power Teddy AI which is a conversational AI study buddy for all children aged 3-7 years where parents can control their child’s learning journey by prompting Teddy AI and get reports back. Its users dubbed Teddy as the potential “ChatGPT for children”. She is the winner of the Women in Tech Excellence award 2023. She is also active in the research community of AI in Education and is Topic Editor for Frontiers in AI: The Role of Conversational AI in Higher Education. 

Dev Aditya is an expert in AI from London, UK. He led the team that built the first Digital Human AI teacher (OIAI) with the mission to upskill 750 million learners globally by 2030. Currently, his AI teachers teach in 8 countries from teaching for universities and corporates to direct marginalised learners. Dev Aditya has also developed a specialist teaching and learning LLM OIMISA-7B. Dev Aditya was awarded by the UK Prime Minister for his work and has been a Young Global Innovator and Under 30 Social Entrepreneur (Mint). For research work in AI, he was recognised by Innovate UK and secured $250,000 in funding from them. He has conducted AI and HCI research with The Alan Turing Institute and Brunel University of London, regularly publishes in this space, and his work is currently operating in 15 countries.

Palestra 2 (presencial e online)
Hora: 14h30 – 15h15
Título: Inteligência Humana e Inteligência Artificial: o que estamos a fazer e para onde vamos

Resumo/Descrição Curta: A inteligência humana e a inteligência artificial (IA) têm caminhado lado a lado, transformando a maneira como vivemos, trabalhamos e nos relacionamos. Enquanto a inteligência humana é marcada por um conjunto de competências transversais, a IA destaca-se pela capacidade de processar grandes volumes de dados e realizar tarefas, que, poderão ser eficientes dependendo das competências específicas (literacia IA, compreender os viés dos algoritmos, entre outos) dos humanos. Hoje, utilizamos IA, em especifico a IA generativa, no contexto a educativo. No entanto, isto levanta questões éticas e desafios, como a automação e o impacto nos projetos de investigação em educação. Neste contexto serão apresentados alguns projetos de investigação que estão em curso que exploram o potencial da colaboração humanos IA.

António Pedro Costa é investigador principal do Centro de Investigação em Didática e Tecnologia na Formação de Formadores (CIDTFF), Departamento de Educação e Psicologia da Universidade de Aveiro (Portugal). Colabora ainda com o Laboratório de Inteligência Artificial e Ciência de Computadores (LIACC) da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (Portugal). É um dos investigadores/autores do software de análise de dados qualitativos webQDA (www.webqda.net). É coordenador do Congresso Ibero-Americano de Investigação Qualitativa (www.ciaiq.org) e da World Conference on Qualitative Research (www.wcqr.info), que reúne anualmente mais de 700 investigadores. É autor de mais de 300 publicações nacionais e internacionais.

Sessões de Demonstração (presencial)

Demonstração 1
Título: Ferramentas de IA: Demonstração Prática de uso no Ensino Superior

Resumo/Descrição Curta: Nesta demonstração prática, apresentaremos ferramentas de IA voltadas para a análise e síntese de texto, áudio e imagem, com foco em aplicações no ensino superior. Exploraremos como essas tecnologias podem apoiar educadores e pesquisadores, otimizando processos e promovendo inovação no ambiente acadêmico.

Filipe MS Bento é um profissional experiente em gestão de informação, com uma vasta experiência em estratégias digitais, tecnologias de biblioteca e engenharia de software. Desde janeiro de 2023 que é Chefe de Divisão, área de Recursos Digitais e Apoio ao Utilizador nos Serviços de Biblioteca, Informação Documental e Museologia (sBIDM) da Universidade de Aveiro (UA); antes trabalhou na The British Library (Biblioteca Britânica), de 2019 a 2023, como Responsável Técnico do BL Labs, e como Investigador Associado no The Alan Turing Institute (Londres, Reino Unido). Doutorado em Informação e Comunicação em Plataformas Digitais pela Universidade de Aveiro/Universidade do Porto.

Demostração 2
Título: Criatividade e IA: Explorando Novos Caminhos na Pesquisa Qualitativa

Resumo/Descrição Curta: A sessão aborda a relação entre criatividade humana e IA na pesquisa qualitativa, comparando decisões metodológicas humanas e sugestões do ChatGPT 4.0. Usando 10 teses recentes como base, prompts geraram designs metodológicos analisados com os/as pesquisadores/as. A discussão explora inovação, padrões, limitações e o impacto da IA na criatividade acadêmica.

Angelita Alice Jaeger possui graduação em Educação Física (1994) e mestrado em Ciência do Movimento Humano pela Universidade Federal de Santa Maria (1997), doutorado em Ciências do Movimento Humano pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2009), e estágio de pós-doutorado na Faculdade de Desporto da Universidade do Porto (2015). É líder do Grupo de Pesquisa em Diversidade, Corpo e Gênero (GEDCG) e orientadora do PPG em Ciências do Movimento e Reabilitação da UFSM. Atua nos seguintes temas: representações de corpo, relações de gênero e sexualidades nas práticas corporais e esportivas em diferentes contextos e na área das metodologias qualitativas de pesquisa e uso da inteligência artificial no processo investigativo.

Demonstração 3
Título: AI-powered mentoring for PhD students: practices for professional developmen (EN)

Resumo/Descrição Curta: This demo session explores the potential of AI-powered mentorship to enhance the professional development of early-stage doctoral students. While traditional mentoring fosters capacity building and identity transformation, AI is increasingly influencing education, with applications extending to mentorship. However, its role in supporting early-career academics remains understudied. The session share how AI can revolutionize mentorship, focusing on developing skills such as academic writing, digital literacy, leadership, and project management.

 Zsófia Hangyál:  Higher education professional teaching currently at the Institute of Research on Adult Education and Knowledge Management  (ELTE Budapest, Hungary). Major research interests are: Internationailsation of Higher Education, Innovative curriculum design and skill development, mentoring, digital literacy and AI.

Workshops

Workshop 1 (presencial)
Hora: 15:30 – 17:30
Título:  O ChatGPT como catalisador do Pensamento Crítico e Criativo (3ª etapa do Modelo de Aprendizagem)

Resumo/Descrição Curta: Os participantes serão instados a reconhecer a importância e a complexidade de fomentar o Pensamento Crítico e Criativo (PCC), explorando como o ChatGPT e outras estratégias pedagógicas podem atuar como facilitadores nesse processo. Seguidamente, serão apresentados a lógica e as fases do Modelo de Aprendizagem que se centra no PCC e na Inteligência Artificial Generativa (PCC_GenAI), dotando-os de conhecimento para poderem aplicar diferentes perfis do ChatGPT em várias etapas deste modelo. O workshop pretende proporcionar uma aprendizagem prática através da adaptação de uma das atividades do Modelo de Aprendizagem PCC_GenAI, permitindo que os participantes experienciem o processo tanto na perspectiva do educador, quanto na do aluno. Este workshop vem na continuidade do 1° Fórum, incindindo na 3ª etapa do Modelo de Aprendizagem (composto por 6 etapas). A sessão culmina com uma reflexão sobre as vantagens e os desafios de implementar o Modelo de Aprendizagem PCC_GenAI em sala de aula, incentivando um diálogo construtivo sobre a integração eficaz do ChatGPT na prática educativa. Espera-se que os participantes saiam do workshop mais sensibilizados e com melhores competências para o desenvolvimento do PCC e para o uso das potencialidades do ChatGPT.

Rosa Sandra Paiva concluiu: o bacharelato em Educadores de Infância (1995 ) – Escola Superior de Educação Paula Frassinetti; a licenciatura em Professores do Ensino Básico, variante Matemática e Ciências (2000) – Escola Superior de Educação do Porto; o mestrado em Ciências da Educação, especialidade em Tecnologia Educativa (2018) – Universidade do Minho. Atualmente, encontra-se a realizar o doutoramento em Multimédia em Educação – Universidade de Aveiro. A formadora tem como centros de interesse: a aprendizagem colaborativa, metodologias ativas de aprendizagem, como projetos interdisciplinares e  resolução de problemas e  plataformas digitais voltadas para a avaliação formativa.  A sua dissertação de mestrado centrou-se, sobretudo, no estudo de 26 plataformas digitais e 37 técnicas de avaliação formativa, culminando na criação de modelo inovador de classificação de plataformas digitais para a avaliação formativa. Atualmente, tem particular interesse no uso da Inteligência Artificial Generativa – ChatGPT para o desenvolvimento de Pensamento crítico e criativo. Neste âmbito, desenvolveu o Modelo de Aprendizagem de Pensamento Crítico e Criativo suportado pela Inteligência Artificial Generativa (Modelo PCC_GenAI), no âmbito do seu doutoramento em curso.

Recursos necessários: computadores ou dispositivos móveis com acesso à internet

Workshop 2 (presencial)
Hora: 15:30 – 17:30
Título: Desenvolver a competência escrita com o suporte da inteligência artificial: explorando o potencial da plataforma AILIT

Resumo/Descrição Curta: Este workshop oferece uma imersão na plataforma AILIT (AI Literacy Network in Primary Education), desenvolvida para estimular a motivação para a leitura e escrita de forma colaborativa e além-fronteiras. Apesar do seu enfoque na educação básica, esta plataforma permite a um público diversificado desenvolver competências de escrita de forma prática e interativa. Concretamente, os participantes terão a oportunidade de explorar como a inteligência artificial pode auxiliar no processo de produção e revisão de texto. No final, espera-se que os participantes sejam capazes de refletir criticamente sobre o seu processo de escrita, e, também, que sejam inspirados a adotar práticas educativas inovadoras que transformem a experiência de ensino e aprendizagem nos seus contextos.

Madalena Teixeira é Professora Auxiliar c/ Agregação no Departamento de Educação e Psicologia, da Universidade de Aveiro e diretora do curso Mestrado em Ensino de Português e de Língua Estrangeira no 3º Ciclo do Ensino Básico e no ensino Secundário, na especialidade de Alemão ou Francês ou Espanhol. É membro do Centro de Investigação em Didática e Tecnologia na Formação de Formadores (CIDTFF), no qual coordena, localmente, o projeto AI Literacy Network in Primary Education (AILIT).

Mariana Martins é mestre em Educação e Formação e Línguas e Relações Empresariais, pela Universidade de Aveiro, e licenciada em Ciências da Comunicação, pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto. Atualmente, é bolseira de investigação do projeto AI Literacy Network in Primary Education (AILIT), no seio do CIDTFF, e doutoranda em Educação (ramo da Didática e Desenvolvimento Curricular), na Universidade de Aveiro. Os seus interesses de investigação incluem os processos de ensino e aprendizagem da língua portuguesa, com foco na modalidade escrita, as possibilidades oferecidas pela IA neste âmbito, e a sensibilização para a diversidade linguística.

Workshop 3 (presencial)
Hora: 15:30 – 17:30
Título: De Perguntas a Soluções: Explorando Competências em GenAI

Resumo/Descrição Curta: Nesta palestra, exploramos o desenvolvimento de competências essenciais para educadores e pesquisadores na era da Inteligência Artificial Generativa (GenAI). Discutiremos como ferramentas de GenAI estão a transformar o ensino e pesquisa, ao destacar competências técnicas, transversais e éticas necessárias para sua integração em contextos acadêmicos.

Pablo Burneo é professor universitário desde 2016 e consultor em melhoria contínua e produtividade desde 2009, com ampla experiência em processos de capacitação e ensino. Doutorando em Educação pela Universidade de Aveiro, com foco em Didática e Desenvolvimento Curricular, tem como principal motivação explorar metodologias inovadoras para transformar o ensino. Atualmente, investiga como a GenAI pode abrir novas possibilidades para educadores, permitindo aulas mais dinâmicas e impactantes.

Yakamury Lira é doutorando em Educação pela Universidade de Aveiro – PT (2023), pelo Programa de Doutoramento em Educação ramo de Didática e Desenvolvimento Curricular. Possui graduação em Ciências – Biologia e Química pela Universidade Federal do Amazonas (2014). É mestre em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Federal do Amazonas (2019). Foi professor coordenador das áreas de Ciências da Natureza da Escola Estadual em Tempo Integral – Professor Manuel Vicente Ferreira Lima (2020-2022). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino-Aprendizagem, atuando principalmente nos seguintes temas: Ensino de Ciências, Tecnologias Educacionais, Cultura Maker. Atualmente, investiga como a Inteligência Artificial Generativa (GenAI) vem transformando o contexto educacional, com ênfase no processo formativo de investigadores

Workshop 4 (presencial)
Hora: 15:30 – 17:30
Título: Playing catch-up with LLMs is futile: Exploring and learning latest AI in Education tools from agents to reasoning. 

Resumo/Descrição Curta: This workshop dives into the latest AI tools transforming education. It explores how the world is already moving away from the singular use of LLMs to workflow agents and advanced reasoning AI. Learn how to harness these technologies to enhance teaching and stay ahead in an ever-evolving landscape. Discover why keeping up is no longer enough and how to lead the way in AI in education in your institutes and practices.

Dev Aditya is an expert in AI from London, UK. He led the team that built the first Digital Human AI teacher (OIAI) with the mission to upskill 750 million learners globally by 2030. Currently, his AI teachers teach in 8 countries from teaching for universities and corporates to direct marginalised learners. Dev Aditya has also developed a specialist teaching and learning LLM OIMISA-7B. Dev Aditya was awarded by the UK Prime Minister for his work and has been a Young Global Innovator and Under 30 Social Entrepreneur (Mint). For research work in AI, he was recognised by Innovate UK and secured $250,000 in funding from them. He has conducted AI and HCI research with The Alan Turing Institute and Brunel University of London, regularly publishes in this space, and his work is currently operating in 15 countries.

Resources: Audience should bring Smartphone/tables/laptops.