No dia 19 de dezembro de 2024, Carolina Batista, sob orientação de Ana Oliveira (ESECS – Instituto Politécnico de Leiria), defendeu o seu projeto de Mestrado em Educação Especial (Domínio Cognitivo e Motor), intitulado “Adaptação de recursos educativos de ciências para crianças surdas do 1.º CEB”. A aluna obteve a classificação de 18 valores.

As provas públicas contaram com a presidência de Célia de Sousa (ESECS – Instituto Politécnico de Leiria) e a arguição de Marisa Maia Machado (CIDTFF, UA) e de Susana Reis (ESECS – Instituto Politécnico de Leiria).

O projeto teve como base os recursos didáticos do PEEC, desenvolvidos por Patrícia Christine Silva (CIDTFF, DEP, UA) no âmbito do seu doutoramento orientado por Ana V. Rodrigues (CIDTFF, DEP, UA). Desta colaboração, foram adaptados recursos de ciências do PEEC para a Língua Gestual Portuguesa (LGP). Como resultado, foram produzidos:

  • Mais de 220 cartas adaptadas;
  • Mais de 35 bases adaptadas;
  • Mais de 35 cartazes adaptados;
  • Oito propostas de registo e
  • Um dicionário de ciências em LGP com mais de 250 entradas. 

Os resultados deste estudo revelam que as atividades implementadas e os recursos adaptados contribuíram para as aprendizagens em ciências das crianças surdas do 1.º CEB e para a sua satisfação. As professoras envolvidas destacam o potencial inclusivo destes dos recursos didáticos, reforçando a importância de tornar o ensino das ciências acessíveis e possível a todas as crianças.