A 11 de Fevereiro de 2025, dia internacional da “Internet mais Segura”, o Centro Nacional de Cibersegurança (CNCS) realizou, com o apoio da Câmara Municipal de Aveiro, o Encontro Nacional e Seminário da efeméride, sob o título “Aprender a ser digital”, no Centro de Congressos de Aveiro, tendo sido host e organizador local o ccTIC UA.

19 sessões de workshops, realizados pelos parceiros do consórcio (CPCJ, APAV, CDI, Microsoft…), os ccTIC de Viseu, Porto e Coimbra e 2 grupos de líderes digitais dos Agrupamentos de Escolas (AE) de Ílhavo e Vagos, constituíram o programa do Encontro, que decorreu das 10h00 às 15h30 e que contou com a presença de 400 alunos, dos ciclos de ensino não superior, da zona de Aveiro e região Centro do país.

Ainda da parte da tarde, das 16h00 às 18h00, destinado a professores, encarregados de educação e público em general, decorreu um Seminário sobre a mesma temática, com uma conferência plenária proferida por Fernanda Bonacho, da Escola Superior de Comunicação Social, e dois painéis: o primeiro com Hugo Simões (Universidade do Minho), Nelson Zagalo (Universidade de Aveiro), Isabel Santos (Associação Habilitar) e Susana Tavares (Direção-Geral da Educação); e o segundo com os líderes digitais do AE de Ílhavo, José Pedro Caçador, Rita Fernandes e Francisco Santos, e AE de Vagos, Luís Almeida e Sofia Mirassol. Ambos os painéis foram moderados por Madalena Baeta (APAV – Associação Portuguesa de Apoio à Vítima).

De acordo com os organizadores nacionais e locais, os dinamizadores das oficinas e seminário, os circunstantes e as avaliações  já recebidas, o evento foi coroado de grande êxito.

– – – – –

O ccTICua – Centro de Competências TIC da Universidade de Aveiro – é coordenado por Isabel Cabrita, investigadora do CIDTFF, e integram também a equipa as investigadoras do CIDTFF, Maria José Loureiro e Susana Senos.