Lúcia Pombo (CIDTFF), João Ferreira-Santos (CIDTFF), Margarida M. Marques (CIDTFF), Diogo Figueiredo, Rafael Fernandes & Rita Rodrigues | Humanidades e Gestão Cultural – contribuições a partir da América do Sul, pp. 88-111

Resumo

O Projeto EduCITY surge em resposta aos desafios contemporâneos societais, destacando a importância da educação e da formação. Originado a partir do EduPARK, que transformou um parque verde urbano num laboratório de aprendizagem ao ar livre, através de jogos com Realidade Aumentada. O EduCITY amplia essa abordagem bem-sucedida ao expandir a sua atuação para toda a cidade. Neste trabalho pretende-se apresentar a plataforma EduCITY, que permite a criação colaborativa de jogos educativos móveis com Realidade Aumentada, incentivando a participação ativa da comunidade. Esta plataforma facilita a criação dos jogos e conteúdos multimédia, dispondo de tutoriais. Ao mesmo tempo foi desenvolvida a aplicação móvel EduCITY, que serve como interface direta entre o projeto e a comunidade. Esta aplicação proporciona uma experiência interativa e educativa, através de jogos que ocorrem ao longo de percursos pré-determinados. A acompanhar os jogadores está o “Mr. Pinky”, um flamingo que, para além de ser mascote, orienta os jogadores pelos desafios. A inovação do EduCITY destaca-se na utilização da Realidade Aumentada, permitindo a criação de jogos e recursos por cidadãos sem conhecimentos de programação. Além disso, permite a introdução de sensores ambientais de baixo custo que, conectados via Bluetooth aos dispositivos móveis, enriquecem a experiência educativa com dados ambientais em tempo real e traduzidos para linguagem compreensível ao cidadão comum. O EduCITY emerge como um ambiente inteligente, transformando qualquer cidade num laboratório experimental de aprendizagem, unindo o mundo real e a tecnologia na promoção do desenvolvimento de comunidades e cidades sustentáveis.

Palavras-chave: EduCITY; Jogos Móveis de Realidade Aumentada; Educação para a Sustentabilidade

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Referência:
Pombo, L., Ferreira-Santos, J., Marques, M.M., Figueiredo, D., Fernandes, R., Rodrigues, R. (2024). Educação para a sustentabilidade com jogos educativos com realidade aumentada em percursos pela cidade. In J.B. Campos, L. Oosterbeek, L.R.T.B. Gasques, A.L.R. Soares, J.J. Zocche, J.G.S. Silva (coords), Humanidades e Gestão Cultural – contribuições a partir da América do Sul (ARKEOS, perspetivas em diálogo, 58, pp. 88-111). Instituto Terra e Memória & Ediunesc. https://www.pacadnetwork.com/itm/index.php/techne/arkeos.