Marina Mota (CIDTFF), Cristina Manuela Sá (CIDTFF) & Cecília Guerra (CIDTFF) | New Trends in Qualitative Research21(1), e1211

Resumo

Este estudo insere-se em um plano de Investigação & Desenvolvimento e adota a abordagem do Design Thinking para desenvolver um recurso didático interativo no formato de banda desenhada científica (science comics). Tendo como foco o tema Saúde e bem-estar, o recurso concentra-se na promoção da comunicação e educação de conceitos científicos para crianças dos primeiros anos de escolaridade (entre 6 e 9 anos de idade). O objetivo do artigo é apresentar e refletir sobre o processo de desenvolvimento do recurso, numa lógica de co-criação com uma equipa multidisciplinar – das áreas da comunicação, educação e saúde – envolvendo técnicas de recolha e análise de dados qualitativos. O processo do Design Thinking foi combinado com a metodologia de investigação qualitativa através da realização dos seguintes procedimentos: (1) revisão sistemática da literatura; (2) entrevistas com especialistas; (3) análise de bandas desenhadas científicas; (4) definição do design do recurso didático (5) planificação da sequência didática que orienta o seu uso; (6) implementação de protótipos em ambientes autênticos de aprendizagem e (7) recolha de feedbacks dos utilizadores. Foram concebidos os guiões da sequência didática e três recursos didáticos interativos em banda desenhada, com histórias sobre situações do quotidiano das crianças envolvendo conceitos de ciências naturais, saúde e educação para a saúde. Para o desenvolvimento eficaz de recursos interativos no formato de banda desenhada científica, é imprescindível compreender as necessidades educativas dos utilizadores e definir claramente os atributos interativos do recurso. Este processo é essencial para otimizar a sequência didática que orienta o seu uso, garantindo que o recurso contribua para os objetivos de aprendizagem esperados, relacionados com a promoção da literacia científica das crianças.

Palavras-chave: Banda desenhada; Comunicação e divulgação científica; Educação em ciências; Investigação colaborativa; Design thinking.

– – – – –

Referência:
Mota, M., Sá, C. M., & Guerra , C. (2025). Desenvolvimento de um recurso didático interativo em banda desenhada científica utilizando a abordagem design thinking. New Trends in Qualitative Research21(1), e1211. https://doi.org/10.36367/ntqr.21.1.2025.e1211