9 abril 2025 | 15h30 | Evento híbrido (5.3.27, Departamento de Educação e Psicologia, Universidade de Aveiro & Online)

No dia 9 de abril de 2025, o investigador Francisco Luís da Rocha, Oficial Superior do Exército, dinamiza o seminário de discussão científica do LabELing intitulado “Contributos e desafios do portefólio europeu de línguas na promoção do português como língua de herança”.
Este seminário decorrerá pelas 15h30 em formato híbrido. A sessão está aberta a todos os interessados, presencialmente na sala 5.3.27 do Departamento de Educação e Psicologia da Universidade de Aveiro, ou online, via zoom-colibri (https://videoconf-colibri.zoom.us/j/99568621747).
Sobre o dinamizador:
Francisco Luís Pereira da Rocha é Oficial Superior do Exército na situação de aposentado, tendo desempenhado diversos cargos de chefia, comando e direção. Tem sessenta e seis anos de idade. É doutorado em Relações Interculturais pela Universidade Aberta, Lisboa; Mestre em Estudos sobre a Europa pela UAb, e licenciado em Comunicação Social pelo IPT/ESTA, Abrantes, com pós-graduações em Estudos Europeus e Ciências Militares; Diploma de Estudos Avançados em Relações Interculturais; Diploma de Estudos Especializados em Teologia para Leigos (ISCRA-Aveiro); e realizou um Estágio Pós-doutoramento no Departamento de Educação e Psicologia da UA em 2022. Em 2013 publicou um livro et al. intitulado Europa, as interrogações e o futuro e, ainda, outros artigos versando a educação e a diversidade cultural, a atualidade política e social em periódicos como: RADH, Jornal “Diário de Aveiro”, Revista Atoleiros (CMSM), ESTA Jornal, Jornal de Abrantes e Ilhavense.
Resumo da comunicação:
Desde a década de oitenta, o sistema educativo português tem enfrentado a necessidade de acolher a diversidade linguística e cultural. Com cerca de 140.000 alunos de 170 nacionalidades no ano letivo de 2023/2024, a integração dos alunos imigrantes é um desafio premente (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico).
Este estudo, inserido no projeto de pós-doutoramento “Portefólio Europeu de Línguas: que usos são feitos em Portugal?”, analisa a implementação de políticas educativas que promovam uma abordagem didática inclusiva e intercultural, com um foco especial na valorização do português como Língua de Herança (PLH). A pesquisa destaca a importância de reconhecer e reforçar o repertório linguístico dos alunos migrantes, facilitando a sua integração e pertencimento na comunidade escolar.
Com base em dados do projeto Vabiola (Valorização das biografias linguísticas dos alunos – percurso digital), conclui-se que uma abordagem intercultural no ensino do Português como Língua de Herança (PLH) é eficaz na promoção da inclusão, no combate a estereótipos e na valorização das identidades culturais, contribuindo para uma melhor compreensão entre culturas.