31 março, 2025 | 14h30 | Sala de Atos Académicos, Edifício Central e da Reitoria, Universidade de Aveiro
Realizam-se no dia 31 de março de 2025, pelas 14h30, na Sala de Atos Académicos, Edifício Central e da Reitoria, Universidade de Aveiro, as provas do Provas do Programa Doutoral em Educação de Dulce Maria Simões dos Santos Vaz, com o título “Formação em ensino experimental das ciências: estratégias e recursos didáticos sobre mecânica para o 1º CEB numa abordagem STEM”.
Dulce Vaz é orientada por Ana V. Rodrigues (CIDTFF, Departamento de Educação e Psicologia, Universidade de Aveiro) & Filomena Teixeira (CIDTFF, Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Coimbra).
– – – – –
Resumo:
Esta investigação visa contribuir para o ensino e aprendizagem das ciências no 1.º Ciclo do Ensino Básico, através do desenvolvimento de ensino experimental das ciências e de formação contínua de docentes, suportada em estratégias, recursos didáticos e metodologias ativas, promotoras da literacia científica. Para tal, o processo de conceção, validação, produção, implementação e avaliação das estratégias e recursos didáticos, para o ensino e aprendizagem de mecânica (e.g., forças e movimento, equilíbrio e máquinas simples) no 1.º CEB, envolveu uma equipa de profissionais em trabalho colaborativo, entre os quais, docentes, estudantes do 1.º CEB, designer e outros parceiros (UACOOPERA, INOPOL) que constituem a equipa multidisciplinar liderada pela investigadora do estudo. A investigação de natureza qualitativa, enquadra-se no paradigma sociocrítico visto apresentar uma tendência interventiva e transformadora do ensino de mecânica no 1.º CEB. Como metodologia de investigação optou-se pelo Design-Based Research (DBR) que se predispõe a resolver problemas identificados em contexto educativo. Destacam-se como produtos da investigação: i) produção de estratégias e recursos didáticos de suporte ao ensino das Ciências, sobre Mecânica, no 1.º CEB, assente nos princípios do Inquiry Based Science Education (IBSE) e numa abordagem de exploração das relações entre Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática / Science, Technology, Engineering e Mathematics (CTEM/ STEM); ii) conceção de um ambiente de aprendizagem e de formação contínua na modalidade de blended learning sobre o ensino experimental de mecânica tendo por base a utilização dos recursos didáticosproduzidos; iii) desenvolvimento e registo da marca e design do protótipo MECube e iv) enunciação de orientações sobre o desenvolvimento de recursos didáticos e sobre a conceção de formação contínua online com docentes.
Palavras-Chave: educação das ciências, ensino experimental das ciências, mecânica, inquiry e STEM, formação contínua docentes 1.º CEB, recursos didáticos