Daniella Assemany (CIDTFF) | Bolema, 38, e230122

Resumo

Diante dos variados tipos de conexões matemáticas e da sua potencialidade para o ensino e aprendizagem, realizamos um estudo com professores da Educação Básica de Portugal que ensinam Matemática, para registrar de que forma esses docentes revelam as conexões matemáticas no ensino. Elaboramos uma investigação qualitativa, em contexto de um curso de formação continuada, propondo modos diversos de engendramento de ideias matemáticas, a partir do conceito de vetor, e concepção de tarefas investigativas à luz das conexões matemáticas. Dos resultados, destacam-se quatro tipos de conexões matemáticas utilizadas pelos professores participantes: orientada para o ensino, derivação, múltiplas representações e currículo.

Palavras-chave: Engendramento; Vetor; Conexões matemáticas; Proposta Metodológica de Ensino

– – – – –

Abstract

In view of the several types of mathematical connections and their potential for teaching and learning, we conducted a study with mathematics teachers in Portugal to record how teachers reveal mathematical connections in teaching. We developed a qualitative investigation in the context of a continuing education course, proposing different ways of engendering mathematical ideas based on the concept of vector and designing investigative tasks in light of mathematical connections. The results yielded four prominent types of mathematical connections used by the participating teachers: teaching-oriented, derivation, multiple representations, and curriculum.

Keywords: Engendering; Vector; Math connections; Teaching Methodological Proposal

– – – – –

Referência:
Assemany, D. (2024). Conexões Matemáticas Reveladas na Formação de Professores de Matemática. Bolema, 38, e230122. https://doi.org/10.1590/1980-4415v38a230122