Entre os dias 1 e 3 de abril de 2025 decorreu a 1ª Reunião transnacional (RT) do projeto Erasmus+ VABIOLA: “Valorização das biografias linguísticas” (KA220-SCH-BA2083C5), que contou com a presença dos parceiros europeus do projeto. Pela Universidade de Aveiro/CIDTFF estiveram presentes as investigadoras Rosa Maria Faneca (Coordenadora institucional, CIDTFF) e Maria Eugénia Pereira (Departamento de Línguas e Culturas).
As principais atividades realizadas na 1.ª RT foram:
- apresentação do trabalho a desenvolver no âmbito do novo projeto;
- preparação dos work package e organização do trabalho.
O projeto Vabiola tem como objetivo melhorar as biografias linguísticas dos alunos, integrando na educação o reconhecimento do plurilinguismo e das competências interculturais.
Através da aplicação VABIOLA, de formação e de comunicação, Vabiola promove a educação inclusiva, valorizando todas as línguas e reforçando o envolvimento cívico. A aplicação permite aos alunos analisar o seu percurso de aprendizagem e contribui para o reconhecimento da mobilidade europeia e internacional.
As atividades incluem o desenvolvimento de novas funcionalidades para a aplicação educativa, a criação de módulos de formação e de cursos para profissionais da educação, bem como de ações de divulgação e comunicação. Estas visam incentivar a autonomia dos alunos, promover a inclusão do plurilinguismo e fortalecer as competências interculturais e estão concebidas para reforçar a coesão social, fomentar a mobilidade e os intercâmbios, além de responder aos desafios sociais atuais.
Espera-se que, através deste projeto, os alunos se tornem mais autónomos, que o valor do plurilinguismo e das competências interculturais nos sistemas educativos seja acentuado, e que a coesão social e a inclusão nas salas de aula melhorem.
São parceiros deste projeto a Université Lyon 1 Claude Bernard (França), a associação D’Une Langue A L’Autre (França), a Universidade de Aveiro (Portugal), a Rectorat de Lyon (França), a Regione Autonoma Valle D’Aosta (Itália), a Aristotelio Panepistimio Thessalonikis (Grécia), e a Arteveldehogeschool (Bélgica).




