16 de maio, 2025 | 14h30 | Universidade de Trás-os-Montes de Alto Douro
Realizam-se no dia 16 de maio de 2025, pelas 14h30, na Universidade de Trás-os-Montes de Alto Douro, as provas do Programa doutoral em Didática de Ciências e Tecnologia, de Joana Rios da Rocha Pereira, com o tema “A educação científica e a educação literária como polos interdisciplinares para o desenvolvimento das competências de aprendizagem e inovação do século XXI”.
Joana Rios Rocha é orientada por J. Bernardino Lopes (orientador, CIDTFF, UTAD), Xana Sá-Pinto (CIDTFF, DEP, UA) e José António Gomes (ESE-IPP).
– – – – –
Resumo:
Os 4C – pensamento crítico, cooperação, comunicação e criatividade – têm sido identificados por várias instituições como competências transversais fundamentais para os alunos do século XXI. No entanto, as práticas educativas em Portugal parecem não favorecer o desenvolvimento destas competências. Sendo elas transversais, espera-se que a articulação entre educação científica e literária facilite o desenvolvimento dos 4C. Neste quadro, pretendemos: i) identificar as melhores práticas interdisciplinares que envolvem a educação científica e literária no contexto do ensino formal com recurso a questionários, entrevistas e observação de aulas; ii) Melhorar essas práticas para torná-las mais eficazes na promoção dos 4C através de uma abordagem investigação-ação levada a cabo com um grupo de professores seleccionados; iii) Divulgar as propostas testadas e avaliar a receptividade de professores e possíveis barreiras à sua implementação através de uma acção de formação de docentes desenhada para o efeito. Espera-se com este estudo obter uma caracterização destas práticas e identificar possíveis barreiras à sua implementação generalizada.
Keywords: Interdisciplinaridade; Competências transversais para o Séc. XXI; Educação Científica; Educação Literária