Mário Talaia (CIDTFF) | Riscos, Proteção Civil e Cultura de Segurança: Discursos e Práticas no Portugal Democrático, pp. 143-172

Resumo

A inclusão escolar de alunos vulneráveis requer acompanhamento metódico e cuidado para que a intervenção possa ser considerada alicerçada num modelo da escola inclusiva e as necessidades educativas de alunos com diagnóstico da síndrome de Asperger ou autismo, da perturbação do espetro do autismo. Este trabalho é uma contribuição para o conhecimento e estratégias a aplicar a crianças e jovens com PEA. A aplicação da base legal é considerada. São considerados dois estudos de caso e sugeridas estratégias de intervenção. As reflecções indicadas, através de questões, são muita da angústia para a família.

Palavras‑chave: Síndrome de Asperger, autismo, diagnóstico de PEA, educação obrigatória, educação para o risco.

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Referência:
Talaia, M. (2025). No Portugal democrático, onde se posiciona a inclusão de alunos? Uma reflexão para os educadores na formação de futuros cidadãos: estudo de caso. In J. L. Fernandes, F. V. de Castro, A. Vieira & B. Martins, Riscos, Proteção Civil e Cultura de Segurança: Discursos e Práticas no Portugal Democrático (Série “Estudos Cindínicos”, Vol. 15, pp. 143-172). RISCOS – Associação Portuguesa de Riscos, Prevenção e Segurança. https://doi.org/10.34037/978-989-9053-27-4_15https://www.riscos.pt/wp-content/uploads/2018/SEC/15/eBook_SEC_RPCS_cap07.pdf