30 de maio, 2025 | 9h30 | Anfiteatro Carlos Borrego, Departamento de Ambiente e Ordenamento, Universidade de Aveiro

Realizam-se no Anfiteatro Carlos Borrego, Departamento de Ambiente e Ordenamento, Universidade de Aveiro, a 30 de maio de 2025, pelas 9h30, as provas do Programa Doutoral em Educação Educação – Administração e Políticas Educacionais de Andreia Daniela da Silva Moreira de Sousa, com o tema “Fatores organizacionais de promoção de sucesso académico no ensino superior privado: Um estudo de caso”.

Daniela Sousa é orientada por Manuela Gonçalves (CIDTFF, Departamento de Educação e Psicologia, Universidade de Aveiro)

ver mais

– – – – –

Resumo

O sucesso académico (SA) no ES é um fenómeno complexo, multidimensional que resulta de diversas particularidades individuais, organizacionais e contextuais, não sendo imputável a uma dimensão isolada, e por tal o seu estudo deve considerar o percurso normativo e estrutural do sistema educativo português, os ambientes académicos e as condicionantes culturais, sociais e individuais dos estudantes.

O presente estudo pretendeu compreender os fatores que promovem o SA no contexto de uma OES Privada (OESP), com a finalidade de contribuir para (re) pensar políticas e práticas organizacionais que influenciam a experiência académica dos estudantes e, consequentemente, o SA. Para tal, adotou-se um Modelo Sistémico de Análise Organizacional de SA composto por três componentes: 1) Características de Entrada; 2) Fatores Organizacionais e 3) Representações Sociais de SA.

Partindo-se de uma abordagem metodológica mista de estudo de caso, o estudo envolveu 185 estudantes, 44 professores e 11 responsáveis organizacionais. A recolha de dados incluiu análise documental, inquéritos por questionário a estudantes e professores, e entrevistas semiestruturadas a responsáveis organizacionais.

A análise documental revelou iniciativas relevantes da OESP para promover o SA, como a existência de planos de acompanhamento, ações de integração e metodologias de ensino adequadas, mas também lacunas, como o baixo compromisso no apoio direto aos estudantes.

Os resultados obtidos através da análise do Modelo Sistémico permitiram observar que nas Características de Entrada dos Estudantes, 16.3% apresentam experiências prévias de insucesso no percurso escolar, encontrando-se a maioria (67%) a frequentar o curso e organização de 1ª opção (63%). A análise dos fatores organizacionais mostraram diferenças significativas entre as perspetivas de estudantes e professores em várias subcategorias: Condições Físicas (U=1779.5; p.<.001), Componente Científico-pedagógica (U=2042.00; p.002), Relação Professor-Aluno (U=2295.00; p.022), Acompanhamento/Apoio ao Aluno (U=1650.5; p.<.001) e na Integração (U=1578.00; p.<.001), em que os professores evidenciam valores de média superiores aos evidenciados pelos estudantes. A análise das RS de SA dos atores revela convergências, contendo elementos como esforço, motivação e integração no ambiente académico, assim como divergências, pois os estudantes parecem apresentar uma visão mais multifacetada e aspiracional, os professores centrar-se no processo educativo e no desenvolvimento de competências, e os responsáveis organizacionais valorizam os resultados práticos e a empregabilidade.

O estudo identificou desarticulações entre os regulamentos institucionais e as práticas, especialmente nas políticas de acolhimento e integração, o que pode influenciar negativamente o desempenho académico e a satisfação dos estudantes.

São propostas recomendações práticas para a promoção do SA, incluindo o reforço de estruturas de apoio ao estudante e serviços de orientação individualizados.

Palavras-Chave: Sucesso Académico; Ensino Superior; Fatores organizacionais promotores de SA; Representações Sociais de Sucesso Académico; Organização de Ensino Superior Privado