Já se encontra disponível a mais recente edição da APEduC Revista (V.6, N.1), que conta com vários contributos por investigadores CIDTFF, que convidamos a conhecer:
- Prática pedagógica com realidade virtual imersiva no ensino superior: experiência e perceções da docente e estudantes | Maria Castelhano (CIDTFF), Daniela Pedrosa (CIDTFF), Diana Almeida (CIDTFF), Leonel Morgado | pp. 106-121
- Desenvolvendo o pensamento computacional e a literacia estatística através da plataforma HypatiaMat | Rita Neves Rodrigues (CIDTFF), Madalena Almiro, Virgílio Rato, Ricardo Pinto, Cecília Costa (CIDTFF), Fernando Martins | pp. 122-142
- Pensamento computacional e práticas de ensino exploratório: uma experiência didática no 1.º ano do 1.º ciclo do ensino básico | Laura Francisco, Rita Menaia, Sara Quadrada, Rita Neves Rodrigues (CIDTFF), Yelitza Freitas, Cecília Costa (CIDTFF), Fernando Martins | pp. 143-160
- Trabalho experimental com smartphones: desafios, oportunidades e perspectivas para a investigação e ensino em ciências físicas | Elisa Saraiva, Carlos Saraiva, Albino Rafael Pinto, Marco Duarte Naia, J. Bernardino Lopes (CIDTFF) | pp. 193-213
- Recensão crítica de “Ciência cidadã na educação em ciências” (2024) de Carla Morais | J. Bernardino Lopes (CIDTFF) | pp. 216-219
A APEduC Revista tem como foco a educação científica, matemática e tecnológica, em contextos formais e não formais, valorizando a investigação e a prática educativa fundamentada, assim como a sua articulação.
A equipa editorial da revista inclui os investigadores CIDTFF J. Bernardino Lopes (editor-geral), que assinou o editorial, Xana Sá-Pinto (entre os editores assistentes), e António Cachapuz e Isabel P. Martins no conselho editorial.
– – – – –
Referências:
Castelhano, M., Pedrosa, D., Almeida, D., & Morgado, L. (2025). Prática pedagógica com realidade virtual imersiva no ensino superior: experiência e perceções da docente e estudantes. APEduC Revista, 6(1), 106-121. https://doi.org/10.58152/APEduCJournal.543
Rodrigues, R. N., Almiro, M., Rato, V., Pinto, R., Costa, C., Martins, F. (2025). Desenvolvendo o pensamento computacional e a literacia estatística através da plataforma HypatiaMat. APEduC Revista, 6(1), 122-142. https://doi.org/10.58152/APEduCJournal.554
Francisco, L., Menaia, R., Quadrada, S., Rodrigues, R. N., Freitas, Y., Costa, C., & Martins, F. (2025). Pensamento computacional e práticas de ensino exploratório: uma experiência didática no 1.º ano do 1.º ciclo do ensino básico. APEduC Revista, 6(1), 143-160. https://doi.org/10.58152/APEduCJournal.560
Saraiva, E., Saraiva, C., Pinto, A. R., Naia, M. D., & Lopes, J. B. (2025). Trabalho experimental com smartphones: desafios, oportunidades e perspectivas para a investigação e ensino em ciências físicas. APEduC Revista, 6(1), 193-213. https://doi.org/10.58152/APEduCJournal.610
Lopes, J. B. (2025). Recensão crítica de “Ciência cidadã na educação em ciências” (2024) de Carla Morais. APEduC Revista, 6(1), 216-219. https://doi.org/10.58152/APEduCJournal.608