Já se encontra disponível em acesso aberto, no Repositório Institucional da Universidade de Aveiro (RIA) o livro “Escuelas de frontera, escuelas sin fronteras: compartiendo lenguas y culturas / Escolas de fronteira, escolas sem fronteiras: partilhando línguas e culturas” coordenador por Maria Helena Araújo e Sá (CIDTFF), Maria Matesanz del Barrio e Viviane Ferreira Martins.

Este livro oferece uma visão geral do Projeto Escolas Bilíngues e Interculturais de Fronteira (PEBIF) – projeto que promove “um espaço de aprendizagem partilhada entre Portugal e Espanha, onde línguas e culturas se encontram para enriquecer as comunidades educativas” (excerto do prefácio por Mariano Jabonero) – documentando experiências, práticas e reflexões das edições de 2020-2021 e 2021-2022.

Descreve a estrutura do projeto, que envolveu a colaboração entre escolas de regiões de fronteira em Portugal e Espanha, e os objetivos de promover o bi/plurilinguismo e a interculturalidade através da formação de professores e da implementação de projetos de aprendizagem. É apresentada a metodologia de investigação-ação-formação que norteou o projeto, bem como a organização das sessões formativas e a avaliação do projeto, incluindo a perceção dos docentes.

O documento também detalha ações específicas desenvolvidas em pares de escolas, ilustrando as atividades práticas e a abordagem pedagógica centrada no aluno. Por fim, reflete sobre as oportunidades e desafios da colaboração transfronteiriça no contexto educativo.

(resumo criado com o apoio de NotebookLM)

– – – –

Referência:
Araújo e Sá, M. H., Matesanz del Barrio, M., & Martins, V. F. (coords.) (2025). Escuelas de frontera, escuelas sin fronteras: compartiendo lenguas y culturas / Escolas de fronteira, escolas sem fronteiras: partilhando línguas e culturas. Organización de Estados Iberoamericanos para la Educación, la Ciencia y la Cultura; Universidade Aveiro. http://dx.doi.org/10.48528/dhje-y738