4 de Junho, 2025 | 14h00 | 5.2.53, DEP, Universidade de Aveiro
No dia 4 de Junho de 2025, pelas 14h00 a doutoranda Patrícia Pessoa (CIDTFF, DEP, UA; UTAD) dinamizará a sessão “BEE (Educação em Biologia Evolutiva) para a Sustentabilidade: Como uma abordagem de ensino baseada em questões sociocientíficas, informada pela evolução biológica, contribui para a literacia em sustentabilidade dos alunos do ensino básico”, onde apresentará a sua tese com o mesmo nome.
O evento será realizado, como habitualmente, a partir das 14 horas, na sala 5.2.53 do Departamento de Educação e Psicologia (DEP) da Universidade de Aveiro (UA) e também estará disponível para participação online através do link: https://videoconf-colibri.zoom.us/j/94772497442.
Esta tese explora de que forma a integração da educação em evolução, das questões sociocientíficas (SSI) e da educação para o desenvolvimento sustentável pode contribuir para o desenvolvimento da literacia evolutiva e das atitudes dos alunos do ensino básico face à sustentabilidade.
Através de seis estudos interligados, esta tese: i) analisa o estado da educação baseada em SSI em Portugal, ii) investiga de que forma a educação em evolução através das SSI pode promover competências para a sustentabilidade, iii) desenvolve um quadro conceptual para identificar oportunidades de integração de SSI nos currículos do ensino básico, iv) estabelece uma base teórica que liga a educação em evolução à educação para a sustentabilidade, v) apresenta uma ferramenta para avaliar as atitudes dos alunos do ensino básico face à conservação da diversidade intraespecífica e vi) avalia a influência de uma atividade baseada em SSI nas atitudes dos alunos do ensino básico relativamente à conservação da diversidade intraespecífica e à sua literacia evolutiva.
Esta será a vigésima quinta (25.ª) sessão do “SEDE – Vamos conversar sobre Ciência!”, um grupo criado por investigadores do CIDTFF com o objetivo de constituir um espaço dedicado à partilha e discussão científica entre pares desta Unidade de Investigação (saber mais).