27 junho 2025 | 14h30 | Auditório da Biblioteca Central, UTAD
No próximo dia 27 de junho de 2025, pelas 14h30, terão lugar no Auditório da Biblioteca Central da UTAD as Provas do Programa Doutoral em Didática de Ciências e Tecnologia, Especialidade de Didática de Ciências Matemáticas de Ricardo Jorge Pratas da Silva.
A tese tem como título “A articulação do conhecimento didático da matemática e a robótica educativa”, tendo sido desenvolvida sob a orientação da Professora Cecília Costa (UTAD, CDITFF) e coorientação do Professor Fernando Martins (ESEC).
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Resumo:
Na formação inicial de professores está identificada a necessidade de compreender como os futuros professores integram a robótica educativa (RE) na sua prática letiva e de como promover o desenvolvimento do seu conhecimento didático em matemática necessário para integrar a RE nos processos de ensino e de aprendizagem de matemática. Procurando responder a algumas das limitações identificadas, estabeleceu-se o problema de investigação: como contribuir para a integração da RE na formação inicial de professores do 1.º CEB de forma a permitir o desenvolvimento do conhecimento didático necessário para uma adequada integração da RE em tarefas promotoras de aprendizagens matemáticas significativas?
Assumiu-se como principal objetivo construir, implementar e avaliar um modelo de formação que permitisse responder a esta problemática, tornando-se necessário identificar as caraterísticas deste que contribuem para que os futuros professores desenvolvam competências que lhes permitam ser proficientes na integração da RE nas suas práticas de ensino de matemática.
É também objetivo deste trabalho identificar os aspetos do quadro conceptual Didactic-Mathematical Knowledge and Competences que o modelo de formação criado permitiu desenvolver nas participantes. A escassez de estudos efetuados sobre a atuação do professor levou a que se estabelecesse também como objetivo identificar os desafios enfrentados pelos futuros professores quando integram a RE na sua prática letiva.
Este estudo é de natureza mista e índole interpretativa, com um design de investigação com caraterísticas de Engenharia Didática para o Desenvolvimento. Participaram neste estudo 19 futuras professoras, respeitando as condições estabelecidas no parecer da comissão de ética, do 1.º ano de um mestrado em Ensino do 1.º CEB de uma instituição de ensino superior portuguesa.
Ao longo de dois semestres desenvolveu-se o modelo de formação REEM-FIP que é estruturado em duas fases. Durante primeira, as participantes assumiram um papel duplo em tarefas matemáticas que integraram a RE, primeiro como alunas e de seguida como professoras, sendo-lhes pedido que criassem cenários de aprendizagem (CA), adaptando as tarefas matemáticas ao contexto do estágio. A segunda fase incidiu no ciclo recursivo de design e implementação de CA no estágio. Procedeu-se à análise de conteúdo das produções escritas das participantes suportada pelos critérios de idoneidade didática (CID). Foram também recolhidos dados quantitativos através de um questionário da perceção das participantes sobre RE, constituído por seis dimensões: i) potenciais benefícios; ii) potenciais obstáculos; iii) interesse; iv) resolução de problemas; v) conhecimento de robótica; e vi) autoeficácia.
Como principais resultados deste estudo destaca-se o impacto positivo do modelo de formação REEM-FIP no desenvolvimento do conhecimento didático em matemática das participantes e na sua competência de design de CA. Apresentam-se também resultados que mostram como as participantes estruturam a integração da RE em tarefas matemáticas durante o estágio, identificando o conhecimento didático mobilizado durante estas ações. Os resultados mostram também que as caraterísticas do modelo de formação REEM-FIP influenciaram positivamente a perceção das participantes, verificando-se um ajuste na sua perceção idealizada após experienciarem a integração da RE nas suas práticas letivas no estágio, assim como uma redução da neutralidade.
Quanto aos contributos deste estudo, destaca-se o modelo de formação REEM-FIP e uma proposta de utilização dos CID para analisar o conhecimento didático dos futuros professores mobilizados durante o design e implementação de planos de aula que integrem a RE no processo de ensino de conteúdos matemáticos curriculares. Outro dos contributos deste estudo prende-se com a monitorização da perceção de futuros professores sobre RE e a importância de estes experienciarem a integração da RE nas suas práticas de ensino durante o estágio, influenciando positivamente a sua perceção, conduzindo também a ajustes na perceção idealizada.
Sugere-se que programas da formação inicial de professores dedicados à integração da RE incluam nas suas caraterísticas condições que permitam aos futuros professores experienciar a integração da RE nas suas práticas letivas durante o estágio de forma estruturada e continuada, assim como condições que permitam aos futuros professores experienciar a integração da RE em situações promotoras de aprendizagens matemáticas enquanto alunos e futuros professores, compreendendo a influência da tomada de decisão do professor.
Palavras-chave: Robótica Educativa; Formação inicial de professores; Conhecimento Didático da Matemática; Design e implementação de Cenários de Aprendizagem; Critérios de Idoneidade Didática; Modelo de formação.