Anna Cecília Bezerra & Francislê Neri Souza (CIDTFF) | In Atas do 6º Congresso Ibero-Americano em Investigação Qualitativa, pp. 650 -657
Resumo:
“A comunicação mediada por computadores tem sido largamente empregada em diversas áreas, inclusive com bastante expressão na formação para o trabalho. O objetivo central deste artigo é analisar a qualidade das interações na construção partilhada do conhecimento dos intervenientes através do modelo proposto por Hou e Wu (2011). Para isso, desenvolvemos uma pesquisa explicativa. Os dados foram selecionados dos textos resultantes das interações vivenciadas em três sessões de formação mediadas por ferramentas TIC, com professores da Autarquia do Ensino do Ensino Superior de Garanhuns (AESGA), propostas através da CoP Online, realizadas em 2013. A análise dos dados foi realizada com o uso do software de análise qualitativa WebQDA. Conclui-se que os resultados obtidos nessa experiência repetem os resultados apresentados pelos autores do modelo de análise utilizado, demonstrando que as CoP Online podem influenciar beneficamente na construção das competências do docente, através da partilha de saberes em um ambiente virtual harmonioso.”