Nos dias 5 e 6 de junho de 2025, as investigadoras Maria Helena Araújo e Sá, Rosa Maria Faneca, Andrea Ulhôa e Thayse Figueira Guimarães, do Centro de Investigação em Didática e Tecnologia na Formação de Formadores (CIDTFF) da Universidade de Aveiro, participaram nas atividades de encerramento do ano letivo do Programa Escolas Bilingues e Interculturais de Fronteira (PEBIF), realizadas em Bragança, Portugal.
O evento reuniu cerca de 100 professores, além de autoridades portuguesas e espanholas, para a apresentação das ações desenvolvidas ao longo do ano no âmbito do PEBIF – uma iniciativa de cooperação transfronteiriça entre Portugal e Espanha coordenada pela Organização de Estados Ibero-Americanos (OEI), parceira estratégica do projeto.
Durante o ano letivo de 2024/2025, o PEBIF envolveu mais de 2300 estudantes e 120 docentes, em 51 escolas – 26 portuguesas e 25 espanholas. Como parte das atividades, foi lançada a publicação Escolas de fronteira, escolas sem fronteira: partilhando línguas e culturas, organizada pelas formadoras Helena Araújo e Sá, Viviane Ferreira Martins, María Matesanz del Barrio. A obra reúne experiências e práticas pedagógicas desenvolvidas por professores e comunidades escolares envolvidas na edição 2021/2022 do programa, combinando relatos em primeira pessoa com análises acadêmicas que evidenciam o impacto do PEBIF como política educativa e linguística inovadora. Este livro está disponível em acesso aberto.
A participação no evento está articulada com as investigações em curso das investigadoras Thayse Figueira Guimarães e Andrea Ulhôa. Thayse desenvolve um estudo pós-doutoral, financiado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), do Brasil (Processo nº 402671/2024-4), sob a supervisão da professora Maria Helena Araújo e Sá. Já Andrea Ulhôa desenvolve investigação de doutoramento, financiada por Fundos Nacionais através da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), no âmbito da bolsa de investigação nº 2022.14501.BD e do projeto UIDB/00194/2020 (CIDTFF).


