23 julho 2025 | 14h30 | Sala de Atos Académicos, Edifício Central da Reitoria, Universidade de Aveiro
Realizam-se na Sala de Atos Académicos, Edifício Central da Reitoria, Universidade de Aveiro, a 23 de julho de 2025, pelas 14h30, as provas do Programa Doutoral em Educação – Didáctica e Desenvolvimento Curricular, de Abel Lando da Encarnação, com o tema “Avaliação do raciocínio geométrico de futuros professores de Matemática em Angola”.
Abel Lando da Encarnação é orientado por Teresa B. Neto (CIDTFF, Departamento de Educação e Psicologia, Universidade de Aveiro) & Ana Breda (Departamento de Matemática, Universidade de Aveiro).
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Resumo
No contexto da reforma educativa em Angola, o governo angolano, valorizando o fator humano, atribui uma importância fundamental à formação de professores para levar a bom termo o processo de mudança do sistema educativo e da reconstrução do país. Este processo implica o crescimento rápido de acesso a uma educação de qualidade para todos como uma condição necessária para promover a paz e a cidadania como bases estratégicas para erradicar a pobreza e desenvolver o país. A Matemática, e em especial a Geometria, é uma das áreas de conhecimento de importância significativa considerando que apoia a modelação de aspetos tecnológicos e socioculturais, que fazem parte do espaço em que nos movemos.
O presente estudo foi norteado pelas seguintes questões de investigação: i) que dificuldades são sentidas por futuros professores de Matemática do 2.º ciclo do Ensino Secundário, em Angola, no âmbito do raciocínio geométrico?; e ii) que recomendações a fazer ao nível da formação inicial de professores de Matemática em Angola, em especial em relação à promoção do raciocínio geométrico? Teve como objetivo geral avaliar o conhecimento matemático de futuros professores do Ensino Secundário em Angola, sobre aspetos do raciocínio geométrico.
A fundamentação teórica apresenta aspetos da aprendizagem da Geometria, do raciocínio geométrico e, por fim, modelos sobre conhecimentos e competências didáticas de professores de Matemática.
Trata-se de uma investigação que segue a metodologia mista, na modalidade de estudo de caso, e se insere no paradigma descritivo interpretativo. Os dados foram recolhidos através da aplicação de um questionário a duzentos estudantes do 3.º ano do curso de Licenciatura em Ensino da Matemática de Institutos Superiores de Ciências da Educação (ISCEDs) e de Escolas Superiores Pedagógicas (ESPs) de nove províncias de Angola.
Os resultados emergiram das dificuldades sentidas pelos futuros professores. Destas dificuldades, destacam-se as relacionadas com o desenvolvimento do raciocínio geométrico. Estes resultados foram analisados com base em diferentes níveis de raciocínio geométrico, categorizando-os de acordo com os atributos geométricos envolvidos, a natureza e qualidade da argumentação, bem como a transposição de representações.
Esses resultados mostram que, globalmente, há uma percentagem muito reduzida (38,2%) de domínio de atributos geométricos envolvidos nas questões apresentadas no questionário. Em relação à natureza e qualidade da argumentação, observa-se que no global há uma percentagem muito elevada de estudantes (85,25%) que apresenta argumentação não válida e (72%) de argumentação insuficiente.
Sugere-se que, em futuras investigações, sejam incorporadas as hipóteses de investigação formuladas ao longo da discussão da análise dos resultados.
Palavras-chave: raciocínio geométrico, formação de professores, conhecimento matemático, avaliação, Angola.