O livro “Promoção e educação para a saúde: inovação e sustentabilidade para o bem-estar” do Centro de Investigação em Educação e Psicologia (CIEP) da Universidade de Évora, organizado por Marcelo Coppi, Hugo Oliveira, Ana Cristóvão e Jorge Bonito (CIDTFF), inclui dois capítulos da (co)autoria do investigador CIDTFF, que damos a conhecer:
Bem-estar do estudante na pós-graduação e implicações na saúde mental: uma revisão narrativa da literatura | Mariana da Silva Lima, Thayana Maria Lopes de Lima, Jorge Conde & Jorge Bonito (CIDTFF) | pp. 147-155
Uma realidade bastante comum entre os universitários no sistema académico vigente é o alto índice de perturbações mentais, que se registam no âmbito da graduação e, cada vez mais frequente, em estudantes de pós-graduação. As cobranças diversas da vida académica e a competitividade inerente ao ambiente universitário estão constantemente a desafiar a saúde mental dos estudantes, resultando em perturbações psíquicas que podem influenciar a sua carreira e o seu desenvolvimento profissional. Levando em consideração esta realidade, este artigo objetiva examinar, através de uma revisão bibliográfica narrativa, aspetos relacionados com a saúde mental na pós-graduação e as implicações para o seu desenvolvimento profissional, a sua aprendizagem e o seu bem-estar. Foram considerados três temas principais: o bem-estar e a pós-graduação, o papel das instituições e dos programas de pós-graduação, e a relação supervisor-supervisando e as suas implicações no desenvolvimento profissional. Foi feita uma pesquisa bibliográfica nas bases de dados Scientific Eletronic Library Online e Google Académico, com os seguintes descritores: “bem-estar e pós-graduação”, “relação supervisor-supervisando e saúde mental”, “saúde mental e pós-graduação”, “saúde mental e doutoramento”. As investigações selecionadas passaram por uma triagem com base na leitura dos resumos, sendo excluídos aqueles que não estavam diretamente relacionados com o objeto de estudo. Foram analisadas 17 publicações de revistas científicas. Nessa análise foram considerados unicamente trabalhos publicados entre 2017 e 2023. Os trabalhos foram analisados na sua integralidade, passando por um processo de classificação e a seguir foram compilados a partir dos eixos centrais da pesquisa já apresentados. A relação supervisor-supervisando foi um dos elementos mais destacados na pesquisa como influenciador da saúde mental dos supervisandos, além da questão financeira e a pressão para manter um nível de produtividade que inviabiliza um convívio familiar saudável e momentos de lazer satisfatórios. Os dados recolhidos mostram que o modelo académico vigente afeta a saúde mental e o bem-estar dos estudantes, sendo necessário prestar maior atenção à questão das perturbações mentais na academia, de modo que os futuros profissionais e investigadores possam gozar de uma boa qualidade de vida ao longo de seus estudos académicos.
Soluções de software para sistemas de informação geográfica: notas de apoio à escolha | Jorge Bonito (CIDTFF) & Jorge Medina | pp. 391-405
Um sistema de informação geográfica (SIG) corresponde a uma estrutura de organização e comunicação que permite compreender relações, padrões e tendências presentes no “nosso mundo”, através da visualização, questionamento, análise e interpretação de dados. Este trabalho tem como objetivos apresentar os conceitos, identificar e caraterizar as soluções de open source software e de proprietary software, e analisar comparativamente um software SIG desktop open source e um software proprietário de referência no mercado. Partindo de uma pesquisa documental, são analisados vários softwares SIG open source e de proprietário, concluindo-se com uma análise comparativa entre os softwares ArcGIS Pro e SAGA GIS. A nível educativo, os professores podem usar tanto open source software como proprietary software mas, na maioria das situações identificadas, é recomendável o uso de open source software.
Referências:
Lima, M. S., Lima, T., M. L., Conde, J., & Bonito, J. (2025). Bem-estar do estudante na pós-graduação e implicações na saúde mental: uma revisão narrativa da literatura. In M. Coppi, H. Oliveira, A. Cristóvão, & J. Bonito (Orgs.), Promoção e educação para a saúde: inovação e sustentabilidade para o bem-estar (pp. 147-155). Centro de Investigação em Educação e Psicologia da Universidade de Évora. http://hdl.handle.net/10174/38762
Bonito, J., & Medina, J. (2025). Soluções de software para sistemas de informação geográfica: notas de apoio à escolha. In M. Coppi, H. Oliveira, A. Cristóvão, & J. Bonito (Orgs.), Promoção e educação para a saúde: inovação e sustentabilidade para o bem-estar (pp. 391-405). Centro de Investigação em Educação e Psicologia da Universidade de Évora. http://hdl.handle.net/10174/38798