Já se encontram disponíveis os e-books gratuitos sobre formação de professores “Formação de professores: ensaios críticos e perspectivas”, volumes 1 e 2, organizados pelos investigadores Daniella Assemany (CIDTFF, Universidade Federal do Rio de Janeiro) e Ulisses Dias.

Formação de professores: ensaios críticos e perspectivas (vol. 1)

Neste primeiro volume, reunimos textos que partem da sala de aula como lugar de pensamento, enfrentamento e invenção. Professores-pesquisadores da Educação Básica compartilham ensaios que, mais do que relatar práticas, as tensionam e interrogam. Com formatos livres e linguagem próxima do chão da escola, os capítulos apostam em uma matemática ensinada com corpo, afeto e posicionamento crítico. Esta coletânea marca um movimento coletivo por uma Educação Matemática que se deixa afetar pelo mundo e responde com coragem, imaginação e insubordinação.

Formação de professores: ensaios críticos e perspectivas (vol. 2)

Neste segundo volume, reunimos textos que atravessam os territórios de formação de professores como campos férteis de experiência, conflito e criação. São narrativas e ensaios que se movem entre universidades, projetos de extensão, estágios, coletivos e outras encruzilhadas onde a docência se gesta. Os autores — professores da Educação Básica, formadores e estudantes — escrevem a partir de suas travessias, recortando momentos de inquietação, desacomodação e invenção. Com liberdade de forma e voz própria, os capítulos deste volume ampliam a cartografia da Educação Matemática crítica, desenhando trilhas por onde se aprende e se ensina a partir da vida, da escuta e da insubordinação criativa.

O segundo volume conta ainda com um capítulo da autoria de Daniella Assemany intitulado “Sobre uma auto(trans)formação suscitada nas conexões matemáticas para o ensino: um percurso de identidade e subjetividade”.

– – – – –

Referências:

Assemany, D., & Dias, U. (orgs.) (2025). Formação de professores: ensaios críticos e perspectivas (vol. 1). Pimenta Cultural. https://doi.org/10.31560/pimentacultural/978-85-7221-375-2

Assemany, D., & Dias, U. (orgs.) (2025). Formação de professores: ensaios críticos e perspectivas (vol. 2). Pimenta Cultural. https://doi.org/10.31560/pimentacultural/978-85-7221-358-5

Assemany, D. (2025). Sobre uma auto(trans)formação suscitada nas conexões matemáticas para o ensino: um percurso de identidade e subjetividade. In D. Assemany & U. Dias (orgs.), Formação de professores: ensaios críticos e perspectivas (vol. 2). Pimenta Cultural. https://doi.org/10.31560/pimentacultural/978-85-7221-358-5