Catarina Moreira (CIDTFF) & Lúcia Pombo (CIDTFF) | Livro de Atas da X Conferência Internacional de TIC na Educação – Challenges 2017, pp. 1417-1430

Resumo:

O modelo nacional EduLab surgiu no Ano letivo 2014/15 envolvendo 10 agrupamentos de escolas portuguesas. No âmbito surgiu o projeto AGIRE com a duração de um ano letivo e que tinha como objetivos descrever e compreender as necessidades das práticas de ensino e avaliação num agrupamento escolar do Centro de Portugal. Durante o segundo ano do EduLab nesse agrupamento, foram identificadas as necessidades de formação dos professores EduLab. Surgiu daí a necessidade de desenvolver e implementar um Curso de Formação de 25 horas (CF) que incidia sobre três tópicos: (1) aprendizagem outdoor, (2) aprendizagem colaborativa e autorregulada e (3) avaliação das aprendizagens. Esta investigação, do tipo estudo de caso interpretativo, surge para avaliar o impacto do CF nos professores e para implementar os dois últimos tópicos. Assim, pretende responder à pergunta de pesquisa “Qual o impacte do curso de formação Formar para Inovar para a integração tecnológica nas práticas pedagógicas dos professores/formandos de um EduLab do centro de Portugal?”. Para isso definiram-se os seguintes objetivos: (1) identificar as perceções dos docentes/formandos sobre as suas práticas pedagógicas com recurso às tecnologias; (2) planificar e monitorizar a implementação dos dois últimos tópicos do curso de formação; (3) avaliar o impacto do CF para a integração das tecnologias nas práticas pedagógicas dos professores formandos e seu desenvolvimento profissional. Espera-se que o CF contribuía para o crescimento profissional dos professores e inovação nas suas práticas pedagógicas com recurso à tecnologia.

ver mais