A nona edição do encontro anual do CIDTFF realizou-se a 14 de julho de 2025, tendo sido precedida por dois dias de workshops, que decorreram a 10 e 11 de julho, na sala SALT.
Contando com a participação de cerca de 80 membros, ambas as iniciativas tiveram como objetivo dar continuidade ao processo de construção colaborativa da nova estrutura de investigação proposta no plano estratégico da UI para 2025-2029, que implicará a reorganização da equipa em cinco linhas de investigação: Políticas, gestão e avaliação da educação; Tecnologias e ambientes de aprendizagem digitais na educação; Currículo, didática e literacia; Diversidades, equidade e inclusão em contextos educativos; Sustentabilidade da investigação em educação.
Os cinco workshops, que decorreram de modo sequencial, constituíram-se como espaços de desenvolvimento coletivo de algumas seções estruturantes dos documentos caracterizadores das novas linhas de investigação.









Já o fórum, que tinha como tema “O futuro mora aqui: 2025-2029 no horizonte”, decorreu ao longo de todo o dia, em formato híbrido, no Departamento de Educação e Psicologia da UA e online, via Zoom (ver programa).
A sessão de abertura contou com intervenções pelo Vice-Reitor para a área da Investigação, Inovação e Formação de 3º Ciclo e Acreditação dos Ciclos de Estudos, Artur Silva, pelo Diretor do DEP, Jorge Adelino Costa, e pela Coordenadora do CIDTFF, Maria Helena Araújo e Sá.
Seguiu-se uma sessão de zapping, dedicada à apresentação de vários projetos e iniciativas recentes que sustentarão o trabalho científico nos próximos anos, em especial projetos aprovados em 202, projetos submetidos com coordenação do CIDTFF/UA e em avaliação e, por fim, workshops de co-construção “Navegando trilhos de investigação – LEGO Serious Play” e “Co-construir o futuro do CIDTFF” (discutido também durante uma sessão SEDE).
As linhas de investigação 2025-2029 foram apresentadas com base nas reflexões recolhidas durante os workshops pré-fórum; e a parte da manhã terminou com um workshop “Clay, Arts & Well-being” onde, fazendo uso de barro, os participantes foram convidados a expressar as suas visões para o futuro do CIDTFF. O workshop foi dinamizado por Adela Pakandlova (Universidade de Coventry, Reino Unido), atualmente em estágio de doutoramento no DEP-UA.
A parte da tarde iniciou com o world café “Pensar a Coordenação das Linhas de Investigação: dinâmicas científicas, cruzamentos e responsabilidade social”, que tinha como objetivo identificar e discutir ideias sobre formas de coordenar as futuras linhas, favorecendo a coesão interna, as dinâmicas científicas e interpessoais e os seus cruzamentos, numa perspetiva de responsabilidade social da investigação.
Depois de apresentados e discutidos os resultados do world café, o dia terminou com um momento de convívio, em que, entre danças, vários elementos da equipa se mobilizaram num gesto de visibilidade contra discursos de ódio e práticas que colocam em causa os princípios da inclusão e da ética – especialmente no que diz respeito a crianças – vestindo t-shirts brancas com mensagens de inclusão.













































