Na sequência de projetos EduPARK (2016-2019) e do EduCITY (2022-2025), arranca em dezembro de 2025 o Edu4HEALTH (2025-2028), coordenado por Lúcia Pombo, envolvendo uma equipa multidisciplinar que reúne seis Unidades de Investigação da Universidade de Aveiro.
O projeto, financiado por Fundos FEDER através do COMPETE 2030, aposta numa intervenção tecnológica em contexto escolar, com recurso a jogos móveis baseados em realidade aumentada e estratégias de gamificação, para incentivar hábitos de saúde e bem-estar. O público-alvo são alunos do 3.º ciclo do Ensino Básico, considerados um dos grupos mais vulneráveis nesta área.
Com o título completo “Edu4HEALTH – Novos Desafios de Educação para a Saúde e Bem-estar: um projeto de investigação e formação com Realidade Aumentada e estratégias de Gamificação para escolas”, a iniciativa junta investigadores de várias áreas:
- Lúcia Pombo (coordenadora), Margarida M. Marques e Marília Rua (CIDTFF)
- Sara Monteiro (CINTESIS)
- Margarida Fardilha (iBiMED)
- Rosa Pinho (CESAM)
- Paulo Dias (IEETA)
- Óscar Mealha (DIGIMEDIA)
O Edu4HEALTH conta ainda com a parceria do Agrupamento de Escolas José Estêvão, da Câmara Municipal de Aveiro e do Laboratório da Paisagem, de Guimarães.
O Edu4HEALTH reforça assim o compromisso da Universidade de Aveiro com a inovação educativa e a promoção da saúde nas escolas.