Investigadores do CIDTFF estarão presentes, no dia 26 de setembro de 2025, em várias instâncias da Noite Europeia dos Investigadores (NEI), evento anual de divulgação de ciência dirigido ao público geral com iniciativas por todo o país.
A iniciativa “BlueNIGHTs Torreira” – que tem sido realizada no âmbito da NEI, na Torreira, desde 2022 – contará, este ano, com a participação dos investigadores Maria Helena Araújo e Sá, Luis Dantas, João Ferreira-Santos e Madalena Teixeira, que dinamizarão a atividade “Astrebe-te a navegar pelas línguas na Torreira”, dirigida a alunos do 2.º e 3.º ciclo do Ensino Básico, e integrada na Research Fair com programa das 10h00 às 17h00 na Assembleia Theatro da Torreira.

A 3ª edição da Noite Europeia dos Investigadores em Armamar – com início pelas 18h00 no Pavilhão Desportivo Municipal de Armamar, e que investigadoras CIDTFF têm marcado desde a origem – contará com a participação de Xana Sá-Pinto, Patrícia Pessoa e Susana Ambrósio.
Xana Sá-Pinto participará com “Darwin sem pés na cabeça”, onde mostrará como parasitas como os piolhos, que já não respondem aos tratamentos de antigamente, nos podem ajudar a compreender a evolução, e porque é que as nossas escolhas de hoje podem influenciar piolhos mais resistentes amanhã.
Patrícia Pessoa e Susana Ambrósio, em “Era uma vez… a Evolução”, irão mostrar como é possível aprender ciência através de histórias. Com livros como “Grandmother Fish”, os participantes serão convidados a viajar pela evolução da vida na Terra, a pensar o passado e a imaginar o futuro.



A Noite Europeia dos Investigadores 2025 (NEI 2025) – Feira de Ciência e Tecnologia, “Science@UA”, a realizar na Fábrica Centro Ciência Viva de Aveiro entre as 21h00 e as 00h00, contará com duas atividades com envolvimento de investigadores CIDTFF.
A apresentação do projeto EduCITY, dinamizada pelos investigadores Lúcia Pombo, Margarida M. Marques, João Ferreira-Santos, Rita Rodrigues & Sara Pombo (EduCITY), contará com uma apresentação onde o público terá a oportunidade de acompanhar o Flamingo EduCITY num jogo de demonstração com realidade aumentada e desafios educativos interdisciplinares sobre pontos de interesse da cidade e ganhar pequenos prémios, onde poderá ficar a saber mais sobre o projeto e a conhecer a plataforma que permite criar este tipo de jogos.
O projeto OpenUs4All (Open Universal Steam for All), de co-criação de pedagogias mais eficazes, inovadoras e atualizadas para o ensino secundário, com base no STEAM, em combinação com o Universal Design for Learning e a abordagem Open Schooling (OpSCH), também estará presente nesta iniciativa.

