Jorge Bonito, investigador do CIDTFF e docente da Universidade de Évora, encontra-se a realizar um estágio de Pós-Doutoramento no Departamento de Educação de Psicologia (DEP) da Universidade de Aveiro (UA) até 15 de setembro de 2026, sob a orientação científica dos investigadores Betina Lopes (CIDTFF), Luís Marques (CIDTFF) e António Soares de Andrade (GeoBioTec).

Com o título “Geologia de Portugal com Rostos – Histórias, identidades e trajetórias de investigadores”, o projeto

visa humanizar a ciência, dando a conhecer as histórias de vida, identidades e percursos de geocientistas nacionais e estrangeiros, históricos e contemporâneos.

Partindo de uma abordagem metodológica qualitativa, com entrevistas narrativas, análise documental e curadoria crítica, o projeto procura desconstruir estereótipos associados à figura do cientista – frequentemente representado como um homem branco, isolado, de meia-idade, em contextos de campo – e promover a diversidade e inclusão na ciência.

O trabalho centra-se na recolha e análise de testemunhos de 100 geocientistas, explorando como as suas experiências pessoais, motivações e obstáculos moldaram a produção do conhecimento geológico em Portugal. Através da produção de conteúdos de divulgação (vídeos, podcasts, exposições e publicações), pretende-se inspirar novos públicos, reforçar a literacia científica, combater preconceitos e contribuir para a valorização da ciência como prática coletiva, situada e historicamente construída.

O projeto também visa gerar recomendações para futuras iniciativas de educação e comunicação científica, com foco em acessibilidade, inclusão e equidade.