21 outubro 2025 | 9h30 | Sala de Atos Académicos, Edifício Central da Reitoria, Universidade de Aveiro

Realizam-se na Sala de Atos Académicos, Edifício Central da Reitoria, Universidade de Aveiro, a 21 de outubro de 2025, pelas 9h30, as provas do Programa Doutoral em Educação – Supervisão e Avaliação, de Maria João Pinto de Vasconcelos Lopes, com o tema “A criação e composição musical como resolução de problemas: caminhos para o ensino, aprendizagem e avaliação em música no 3º CEB” (Musical creation and composition as problem solving: approaches to teaching, learning and assessment of Music in the 3rd CBE).

Maria João Vasconcelos é orientada por Maria Helena Ribeiro da Silva Caspurro (INET-md, Departamento de Comunicação e Arte, Universidade de Aveiro) e coorientada por Nilza Maria Vilhena da Costa (CIDTFF, Departamento de Educação e Psicologia, Universidade de Aveiro).

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Júri das provas de doutoramento:

Presidente: Ana Margarida Corujo Ferreira Lima Ramos (CLLC, Departamento de Línguas e Culturas, UA)

Vogais: Maria Helena Gonçalves Leal Vieira (Universidade do Minho); Maria Helena Ribeiro da Silva Caspurro (INET-md, DeCA, UA); Jorge Alexandre Cardoso Marques da Costa (Instituto Politécnico do Porto); António Ângelo de Jesus Ferreira de Vasconcelos (Instituto Politécnico de Setúbal); Ana Luísa Setas Veloso (Universidade de Aveiro).

Resumo da tese:

A problemática deste estudo reside na necessidade de responder a desafios emergentes no que respeita ao ensino, aprendizagem e avaliação, na disciplina de Música do 3º Ciclo do Ensino Básico em Portugal (CEB). Destacam-se, entre esses desafios, o desenvolvimento do pensamento crítico, criativo e holístico, da cooperação, e da autorregulação das aprendizagens, e como potenciá-los, tendo emergido a questão de se a Aprendizagem Baseada em Problemas e a aprendizagem da música através da composição, quando articuladas entre si, poderão representar caminhos possíveis de resposta aos mencionados reptos. No seguimento da problemática e questão apresentadas, são objetivos da investigação os seguintes: (i) Estabelecer relações entre a Aprendizagem Baseada em Problemas e a aprendizagem da música através da composição, em Educação Musical, de forma a averiguar uma possível articulação entre ambas, assim como formas de operacionalização das mesmas em sala de aula; (ii) Conceber cenários didáticos de Ensino/Aprendizagem/Avaliação, para a disciplina de Música do 3º CEB, baseados na referida articulação; (iii) Implementar esses cenários numa abordagem de investigação-ação; (iv) Refletir sobre os mesmos, avaliando a sua pertinência como resposta aos desafios mencionados na problemática do estudo. Sendo esta uma tese desenvolvida em formato de artigos, inclui as três publicações que se concretizaram, designadamente “Experiências de aprendizagem musical baseadas na resolução de problemas: Um estudo exploratório em sala de aula” (artigo 1 de exposição do estudo inicial); “Problem-based Learning: Composing in the classroom as a music learning challenge” (artigo 2 de revisão da literatura); e “Problem-based Learning, Composing and Assessment in Music Education: action-research in a portuguese school” (artigo 3 de apresentação do estudo principal). As conclusões concentram os principais resultados da investigação, procurando sintetizar contributos para a disciplina de Música do 3º CEB com base nos conhecimentos e saberes construídos, bem como refletem sobre limitações do estudo e deixam sugestões para investigações futuras.

Palavras-chave:

aprendizagem baseada em problemas, composição, educação musical, 3º CEB, investigação-ação, avaliação.

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Abstract:

The central issue of this study lies in the need to address emerging challenges related to teaching, learning, and assessment in the subject of Music within the 3rd Cycle of Basic Education (lower secondary) in Portugal. Among these challenges, particular emphasis is placed on fostering critical, creative, and holistic thinking, cooperation, and self-regulated learning, as well as on exploring ways to enhance these aspects. This has led to the key research question of whether Problem-based Learning and music learning through composition, when integrated, could offer viable pathways to address these challenges. In response to this issue and the research question posed, the study sets out the following objectives: (i) To establish connections between Problem-based Learning and music learning through composition in Music Education, in order to explore the potential integration of these approaches and their practical implementation in the classroom; (ii) To design teaching, learning, and assessment scenarios for the subject of Music in the 3rd CBE, based on the aforementioned integration; (iii) To implement these scenarios within an action-research framework; (iv) To critically reflect on these scenarios, evaluating their relevance as a response to the challenges outlined in the study. As this thesis follows an article-based format, it includes three published studies: “Music Education Experiences Based on Problem Solving: a scoping study inside the classroom” (Article 1 published in Portuguese, presenting the exploratory study); “Problem-based Learning: composing in the classroom as a music learning challenge” (Article 2, a literature review); “Problem-based Learning, Composing and Assessment in Music Education: action-research in a portuguese school” (Article 3, presenting the main study). The conclusions synthesise the key findings of the research, aiming to contribute to the field of Music Education in the 3rd CBE through the knowledge generated. Furthermore, they reflect on the study’s limitations and provide recommendations for future research.

Keywords:

problem-based learning, composing, musical education, lower secondary education, action-research, assessment.