
Encontra-se aberto concurso para a atribuição de uma Bolsa de Iniciação à Investigação no âmbito da edição 2025/2026 do Programa de Iniciação Científica de estudantes em Educação (PIC-Edu), em especial dos projetos Smart Knowledge Garden (SKG) e Open Educational Smart Campus (OESC) do Centro de Investigação em Didática e Tecnologia na Formação de Formadores (CIDTFF) do Departamento de Educação e Psicologia (DEP) da Universidade de Aveiro (UA).
São destinatários estudantes inscritos, ou que satisfaçam as condições para se inscreverem, num dos mestrados na área da Educação/Ensino oferecidos pelo DEP/UA, designadamente:
- Mestrado em Educação e Formação;
- Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino no 1º Ciclo do Ensino Básico;
- Mestrado em Ensino de Biologia e de Geologia no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário;
- Mestrado em Ensino de Inglês e de Língua Estrangeira no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, na especialidade de Alemão ou Francês ou Espanhol;
- Mestrado em Ensino de Inglês no 1º Ciclo do Ensino Básico;
- Mestrado em Ensino de Física e de Química no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário (2º Ciclo);
- Mestrado em Ensino de Matemática no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário;
- Mestrado em Ensino de Português e de Língua Estrangeira no 3º Ciclo do Ensino Básico e no ensino Secundário, na especialidade de Alemão ou Francês ou Espanhol;
- Mestrado em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais do 2º Ciclo do Ensino Básico;
- Mestrado em Ensino do 1º ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2º Ciclo do Ensino Básico;
que pretendam obter formação científica inicial integrada nos projetos SKG e OESC, no âmbito da edição 2025/2026 do Programa de Iniciação Científica de estudantes em Educação (PIC-Edu), promovido pelo CIDTFF-DEP/UA.
A bolsa terá a duração de 6 meses.
O concurso encontra-se aberto até 10 de novembro de 2025 sendo apenas admitidas candidaturas dentro do prazo estabelecido e formalizadas conforme previsto no edital (ponto 12).
As pessoas interessadas em concorrer deverão consultar todos os requisitos e condições relacionados com este concurso no edital com a referência EdtlB.14-DEP/2025, disponibilizado no EURAXESS: https://euraxess.ec.europa.eu/jobs/382790.
Além deste, encontram-se também abertas candidaturas aos seguintes concursos enquadrados na oferta PIC-Edu 2025/2026:
- Concurso para atribuição de 5 Bolsas de Iniciação à Investigação na área da Educação no âmbito de 11 projetos em diversas áreas, destinado a estudantes de licenciatura e mestrado na área da Educação, com candidaturas até 10 de novembro (edital referência EdtlB.15-DEP/2025);
- Programa geral PIC-Edu: destinado a estudantes de licenciatura ou mestrado na área da Educação, no âmbito de 11 projetos em diversas áreas, com candidaturas até 17 de novembro.
Para mais informações sobre o programa e as ofertas disponíveis, consultar a página oficial do PIC-Edu: https://www.ua.pt/pt/cidtff/pic_edu.
–
Em caso de incongruência entre as informações publicadas nesta notícia e o edital, as informações do edital prevalecerão.




