Siquele Roseane de Carvalho Campêlo, doutoranda em Ensino no Programa de Pós-Graduação em Ensino da Rede Nordeste de Ensino RENOEN – pólo UFRPE (Brasil), na linha de Ensino, currículo e cultura, encontra-se a realizar um Estágio de Investigação no Departamento de Educação e Psicologia (DEP) da Universidade de Aveiro (UA), sob a orientação de Rui Vieira (CIDTFF, DEP, UA).
A tese da estudante versa sobre a Alfabetização Científica em escolas inovadoras e tem como objetivo geral compreender as práticas pedagógicas e as trajetórias formativas docentes relacionadas com a Alfabetização Científica nas séries iniciais do Ensino Fundamental, no contexto de escolas que integram o Movimento de Inovação na Educação. A pesquisa busca conhecer práticas inovadoras que integram um processo profundo e resultam em transformações significativas e sustentáveis da escola e da comunidade, considerando especificamente as relações entre os indicadores de Alfabetização Científica e as práticas de Ensino de Ciências.
Iniciado em outubro de 2025 e com duração de quatro meses (final em janeiro de 2026), o estágio tem como objetivo a ampliação dos aportes teóricos e metodológicos da pesquisa em andamento no Brasil, relacionados com a aprendizagem e o pensamento crítico e criativo, ensino e aprendizagem de Ciências e formação docente. Além disso, pretende-se que seja uma experiência impulsionadora para desbravar a rede de Escolas Transformadoras, também na perspectiva da comunidade de escolas globais, que engloba instituições portuguesas, conhecendo experiências sobre a construção de conhecimentos científicos, bem como outras formas de organização dos tempos, espaços e conhecimentos escolares.
–
Fotografia disponibilizada pela investigadora.



